quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Como Fazer – Aplicação Financeira

Produto: TOTVS Gestão Financeira                                                    Versão: 11.0

Processo de Negócio: Informações Gerais sobre Aplicação Financeira
Processo do Sistema: Aplicação Financeira

Subprocesso: Informações gerais sobre Aplicação Financeira


Introdução da Aplicação Financeira

O aplicativo TOTVS Gestão Financeira possui um módulo para gerenciar e controlar diversos tipos de Aplicações Financeiras com os seguintes recursos:

  •  Abertura de diversos Tipos de Aplicações Financeiras para diversas Contas/Caixas, podendo controlar o Valor Mínimo Inicial, o valor Mínimo para Aplicação, o Saldo Mínimo, o Valor Mínimo para Resgate e Carência para o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

  • Inclusão de movimentos para cada Tipo de Aplicação Financeira, podendo opcionalmente alterar ou não o saldo da Conta/Caixa.
  • Controle de Rendimentos de cada Aplicação Financeira.
  • Realização de Resgates das Aplicações Financeiras, com geração dos Extratos de Caixa e atualização dos saldos das Contas/Caixa, opcionalmente.
  • Geração automática de Resgates de IR (Imposto de Renda), nos períodos determinados por lei.
  • Geração automática de lançamentos de IOF sobre rendimentos, para Aplicações Financeiras que estão sujeitas a tributação.
  • Contabilização dos lançamentos através de defaults contábeis ou de eventos contábeis.
  • Ajuste de saldos de Aplicações Financeiras, para que sejam corrigidas diferenças de arredondamento entre o saldo do sistema e o saldo informado pela instituição financeira.

  • Além das diversas funcionalidades relativas às operações bancárias, o sistema ainda oferece um Simulador de Aplicações Financeiras. Você pode realizar comparações entre diversas modalidades de Aplicações Financeiras sem gravar as informações na base de dados. É possível incluir Aplicações e Resgates para simular qual será o rendimento, o valor do IOF e o valor de IR, podendo gravar as simulações em arquivos com extensão “xml” para futuras consultas.


Informações Adicionais

As movimentações do processo de Aplicação Financeira serão realizadas somente no módulo de Aplicação Financeira, ou seja, não serão apresentados na visão de lançamentos do aplicativo TOTVS Gestão Financeira.

IOF – Imposto Sobre Operações Financeiras

O IOF sobre aplicações financeiras só será controlado se o parâmetro “Coligada Isenta de Impostos para Aplicação Financeira” estiver desmarcado (Assistente de Implantação de processos | Controle Bancário | Aplicação Financeira | Etapa 4 – Aplicação Financeira).

O IOF incide sobre os resgates solicitados dentro dos primeiros vinte e nove dias da aplicação financeira, conforme determinação legal do Ministério da Fazenda.

A alíquota de cobrança do IOF é regressiva, podendo variar de 96% para aplicações por 1 dia até 3% para aplicações por 29 dias. A partir do 30º dia da aplicação, não haverá a incidência do IOF. Podemos concluir então que quanto mais tempo o investidor deixar o dinheiro aplicado, menos IOF vai pagar, aumentando assim a sua rentabilidade.

IR – Imposto de Renda sobre Aplicações Financeiras

Para que o controle da Aplicação Financeira ocorra corretamente, verifique os processos acima descritos.

As instituições financeiras recolhem IR sobre todos os rendimentos de Aplicações Financeiras, com exceção da “Poupança” para PF.

O Imposto de Renda (IR) sobre aplicações financeiras só será controlado se o parâmetro “Coligada Isenta de Impostos para Aplicação Financeira” estiver desmarcado (Assistente de Implantação de Processos | Controle Bancário | Aplicação Financeira | Etapa 4 – Aplicação Financeira).

Para o cálculo e dedução do Imposto de Renda (IR) sobre aplicações financeiras é utilizada a Tabela de Imposto de Renda. As alíquotas podem variar de 22,5% para resgates de aplicações por até 180 dias a 15% para resgates de aplicações por mais de 720 dias.

Os lançamentos de resgate de imposto de renda são gerados automaticamente ao realizar resgates de aplicação e no vencimento.

OBS: A cobrança do IR é realizada diretamente na fonte, por isso, não será gerado extrato de caixa para os lançamentos de IR. Os lançamentos de Resgate de Imposto de Renda serão gerados somente no módulo de aplicação financeira.

Maiores informações podem ser obtidas no Manual Eletrônico do aplicativo, acessando o menu Ajuda | Conteúdo ou através da tecla de atalho “F1”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RSS Reader