O MANAD (Manual Normativo de Arquivos Digitais) foi instituído pela Portaria no 58/2005 expedida pela Previdência Social que obriga as empresas que utilizam sistema de processamento eletrônico de dados para o registro de negócios e atividades econômicas, escrituração de livros ou produção de documentos de natureza contábil, fiscal, trabalhista e previdenciária, quando intimada por Auditor-Fiscal da Previdência Social (AFPS), a apresentar documentação técnica completa e atualizada de seus sistemas, bem como os arquivos digitais com as informações relativas aos seus negócios e atividades econômicas, observadas as orientações e especificações contidas no referido MANAD - versão 1.0.0.1.
Através da Gestão de Folha de Pagamento é possível gerar o arquivo de MANAD.
Simplificação do processo:
Em versões anteriores à versão 10.80, o relatório de MANAD era gerado através do Gerador de Relatórios, e sua geração não era cômoda para o usuário devido sua complexidade, a partir da versão 10.80 a geração do MANAD foi simplificada, o relatório passa a ser interno e pode ser gerado através do menu “Relatórios / MANAD”.

|
A geração do MANAD consiste em um assistente com sete etapas:
1) Perfil de Parâmetros e Descrição do Processo;
2) Parâmetros Globais;
3) Opções de exportação;
4) Visão do Contabilista;
5) Visão do Responsável;
6) Seleção de Coligadas;
7) Agendamento do Processo.
Perfil de parâmetros - Consiste no conjunto de informações a serem geradas ou já geradas e que serão ou foram gravadas, já a descrição do processo correspondente ao nome dado ao processo, por exemplo, “MANAD”. Através da gravação de um perfil fica fácil executar a repetição do processo, pois os dados informados ficam gravados de forma que o usuário não tenha o retrabalho de inserir as mesmas informações.

Parâmetros globais - Consiste na definição, para todas as coligadas, dos parâmetros para geração do arquivo MANAD conforme solicitação do auditor fiscal ou outro requisitante, como período para geração, folha por periodo ou unificada e geração ou não do bloco referente à contabilização.
Opções de exportação - Serão definidos os dados que serão utilizados na composição dos blocos de abertura do arquivo MANAD, bem como sua exportação.
Visão do contabilista - Corresponde ao cadastro do contabilista responsável pela veracidade das informações enviadas para o relatório MANAD.

Visão do responsável – corresponde ao cadastro do responsável pela veracidade das informações enviadas para o relatório MANAD.

Seleção de coligadas - Permite o processamento multi-coligadas, ou seja, serão apresentadas as coligadas existentes e deve-se informar para qual ou quais coligadas o arquivo deverá ser gerado.

Agendamento do processo - Possibilidade de agendar a execução e/ou repetição do processo de geração do MANAD.

Após a geração do arquivo será apresentado um log de toda a execução do processo, no qual o usuário poderá visualizar erros encontrados na base de dados.

|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário