terça-feira, 19 de outubro de 2010

Como Fazer - Habilitar a Central de Pesquisa da nova MDI

Produto: TOTVS Globais Versão: 11.00

Processo de Negocio: Habilitar a Central de Pesquisa da nova MDI.

Processo do Sistema: Central de Pesquisa

 

Introdução

A central de pesquisa é um novo recurso desenvolvido pela TOTVS, que possibilita aos usuários da nova MDI a buscarem dentro do sistema informações de várias tabelas em uma só pesquisa.

 

Desenvolvimento/Procedimento

O recurso Central de Pesquisa está disponível do lado direito da nova MDI.

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Inicialmente a Central de pesquisa estará desabilitada e irá informar a seguinte mensagem:

“Essa base de dados não tem o serviço de busca de texto avançado habilitado. Verifique na documentação do seu SGBD para saber como habilitar este serviço.”

Essa mensagem ocorre, pois são necessárias configurações no Banco de Dados e também no sistema. Para configurarmos a Central de Pesquisa, é necessário ativarmos o FULL TEXT SEARCH no Banco de Dados. Importante lembrar que o serviço do Windows SQL Full-text, também deve estar instalado e Iniciado antes de fazer essa configuração.

O comando a seguir, mostra se a base em questão está ou não com o FullText Enable.

          exec sp_helpdb Corpore11_00

Status=ONLINE, Updateability=READ_WRITE, UserAccess=MULTI_USER, Recovery=FULL, Version=655, Collation=SQL_Latin1_General_CP1_CI_AI, SQLSortOrder=54, IsAnsiNullDefault

Notamos que não encontramos a informação IsFullTextEnabled no texto acima. Para incluirmos essa opção, iremos executar o comando abaixo:

          exec sp_fulltext_database enable

Após feito isso, a nova configuração foi aplicada ao Banco de Dados.

Status=ONLINE, Updateability=READ_WRITE, UserAccess=MULTI_USER, Recovery=FULL, Version=655, Collation=SQL_Latin1_General_CP1_CI_AI, SQLSortOrder=54, IsAnsiNullDefault, IsFullTextEnabled

Caso o sistema esteja aberto, feche-o e entre novamente. Após novo login, note que a opção agora da Central de Pesquisa não apresta mais o X com a informação anterior.

A partir desse momento, poderemos configurar quais serão as tabelas que comporão o nosso catalogo de pesquisa. Clique no Botão Configurar da parte inferior da Central de Pesquisa para iniciar o Wizard.

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Selecione as tabelas e conseqüentemente os campos desejados. Na nossa configuração, deixaremos todas as tabelas marcadas. Seguiremos clicando no botão Avançar.

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Essa é a tela padrão de Processo, basta deixar marcada a opção “Agora” e seguiremos clicando no botão Executar

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Após o processo finalizado, será necessário logar no sistema novamente para que as configurações entrem em vigor.

Agora a Central de Pesquisa ficará com essa aparência:

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Podemos agora realizar uma pesquisa por qualquer informação e ela será buscada em todos os campos que havíamos selecionado na etapa de configuração.

Pesquisando pela palavra “joão”, encontramos em 7 tabelas diferentes a informação desejada.

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Podemos então expandir algum dos grupos acima e dar um duplo clique com o mouse no registro para abrirmos a visão correspondente.

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