quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Dica - Faturamento de Contratos: RM Nucleus

Produto: TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento Versão: 11.40
Processo: Contratos
Subprocesso: Faturamento de Contratos

Sintoma
Não consigo faturar um item de contrato, nem pela visão de contratos nem pelo lote de faturamento.
Causas

1 - Status do Item de Contrato não permite faturamento.
2 - Item totalmente Faturado.
3 - O período de faturamento é menor que períodos já faturados.
4 - O item de contrato não permite o faturamento com lançamentos em aberto para movimentos g erados para aquele item.
5 - Campo “Preço de Faturamento” incorreto.
6 - Consistência do campo “N.F. Acompanha Boleto”.
7 - Tipo de Movimento informado incorretamente.
8 - Faturamento de item no período de carência.
9 - Tipo de item incorreto entre lote e item de contrato.
10 - Filtros obrigatórios e opcionais no lote de faturamento.
11 - Mensagens de consistências no(s) movimento (s) a ser(em) criado(s).12 - Data de Início de Operação posterior a data do vencimento do item de contrato.

Solução

1 - Verificar se o status do item permite faturamento, para isso você deve editá-lo no Menu Cadastro/Tabelas de Contratos/Status do Contrato, e verificar o campo “Faturamento”.
2 - Se o status de faturamento for “Faturado” indica que o item já foi totalmente faturado e que não há mais o que faturar;
3 - Se o “Status de faturamento” estiver como “Parc. Faturado” deve-se verificar se já existem movimentos já faturados para o mesmo item em períodos posteriores ao período de faturamento.
4 - Verifique se o item de contrato já gerou movimentos anteriormente e se os lançamentos desses movimentos estão em aberto. Caso exista a necessidade de sefaturar nessa situação a opção “Fatura Com Notas em Atraso” deve ser marcada no item do contrato.
5 - O campo “preço de Faturamento” deve ser maior que 0,00 (zero).
6 - Se o campo “N.F. Acompanha Boleto”. estiver marcado no item, ele deverá ser marcado também no lote de faturamento do contrato.
7 - Verifique se o tipo de movimento parametrizado no item de contrato é o mesmo informado durante a tentativa de faturamento, seja pela Grid. ou pelo lote de faturamento do contrato.
8 - Verificar no item de contrato na pasta datas os campos “Dias de carência” e “carência temporária”.
9 - Verificar se o tipo de item para faturamento (medição, periódico, não periódico) está consistente entre item e lote de faturamento.
10 - Verificar se os itens que se deseja faturar se adéquam aos filtros informados no lote de faturamento, todas as informações devem estar consistentes.
11 - Verificar as mensagens de erro no log de faturamento do lote.12 - Verificar a Data de Início de Operação em: "Opções >> Parâmetros >> RM Nucleus >> Contratos >> Definições Fat. Contrato 1/3", e informar uma data anterior a data do vencimento do item de contrato.

Data de produção do documento: 16/04/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RSS Reader