A versão 11.20.0 dos instaladores, tanto dos produtos quanto da BibliotecaRM, trazem algumas novidades importantes que passamos a explicar:
Na instalação da BibliotecaRM, agora, tem também a possibilidade de instalar na arquitetura 3 camadas. Após clicar em "Instalar", será apresentada uma tela com as opções de escolha do ambiente (local ou 3 camadas):
Até então, a Biblioteca era sempre instalada como "Local", que contém todos os arquivos da Biblioteca, inclusive o RM.Host.Service.
Vale ressaltar que esta é a instalação padrão da maioria dos clientes, sendo assim, apenas escolha a opção de “Ambiente 3 Camadas” caso tenha ciência que irão trabalhar desta forma.
Agora, com a separação dos ambientes, nem todos os arquivos serão instalados. Haverá uma separação dos arquivos, instalando apenas os arquivos da camada selecionada. O Host (e o _broker.dat) existirá apenas na parte Server do 3 Camadas.
Caso escolha a opção Client, será necessário informar o servidor 3 camadas e a porta que o mesmo está utilizando, conforme imagem:
Após informar o nome do servidor (ou IP) e a porta (que já vem com o padrão 8050 preenchido), obrigatoriamente deve-se testar a conexão com o servidor através do botão correspondente.
Enquanto verifica a conexão com o servidor, a tela fica “aguardando” a resposta, antes de aceitar qualquer comando:
Observação: foi usado o servidor de teste ENGRM-QSW e a porta padrão 8050 como exemplo.
Caso o teste tenha sucesso, aparecerá a seguinte tela:
Depois disso, apenas clique em Salvar para definir as configurações. Caso dê erro na verificação, aparecerá a seguinte tela:
Caso tenha certeza que as configurações estejam corretas, salve as informações da seguinte forma:
Caso as informações estejam incorretas poderá haver problemas ao acessar posteriormente.
Nas instalações dos produtos, não terá diferença nenhuma aparente, porém criará os arquivos de “config” de acordo com a arquitetura 3 camadas.
Outra novidade é que, ao instalar/desinstalar a Biblioteca ou o Produto, verifica-se a existência do arquivo de configuração (*.exe.config) e caso este exista, verifica se tem configurações especiais ou alteradas que o cliente/suporte possa ter incluído especificamente para aquele cliente. Se existir a diferença não apagará caso o arquivo tenha sido “alterado”.
Com isso, irá exibir um das seguintes mensagens:
No caso de estar instalando/desinstalando o produto (no exemplo RMNucleus)
No caso de estar instalando/desinstalando a Biblioteca.Nesse caso, os configs ficam em \totvs\CorporeRM\RM.Net\
Com isso, deve-se verificar o backup feito, se existir alguma configuração exclusiva (parâmetro novo ou valor diferente para algum dos campos) no config, deve-se replicar essa alteração para o config oficial e apagar o backup.
- O nome padrão do config é: RMAplicativo.exe.config
- Com o Backup, o novo nome será: RMAplicativo.exe.bkp.config
Nenhum comentário:
Postar um comentário