quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dica - Impressão Via TS

Produto: RM Globais Versão: 10.80

Processo de Negocio: Impressão Via TS

Processo do Sistema: Impressão via TS

1. Como funciona a impressão via TS

Quando um usuário se conecta ao Terminal Server, o seu cliente RDP automaticamente faz com que as impressoras instaladas localmente fiquem disponíveis para ele em sua sessão remota no servidor. Ele faz isto dinamicamente ao criar um driver de impressão que imprime em portas especiais (também dinamicamente criadas) que apontam de volta para o dispositivo no cliente.

Quando este usuário precisa imprimir um documento através da aplicação no Terminal Server, ele invoca um job de impressão como é padrão. Através desta sessão, ele poderá ver seu dispositivo de impressão listado na aplicação. Para o usuário, estas impressoras aparecem como qualquer outra impressora padrão.

Então os seguintes passos acontecem neste processo:

1. O usuário imprime através da aplicação rodando no Terminal Server.

2. A GDI cria um arquivo EMF (com as informações desta impressão) no Terminal Server.

3. Este arquivo EMF é enviado para o spooler de impressão (através do roteador de impressão) no Terminal Server.

4. Se os drivers de impressão do cliente estiverem carregados corretamente no Terminal Server, o spooler de impressão do TS renderiza o job de impressão.

5. O job de impressão é enviado do Terminal Server para o dispositivo de impressão do cliente através de um “printing virtual channel” que faz parte do protocolo RDP. (É neste momento que as informações são trafegadas pela Internet).

6. O dispositivo de impressão no cliente recebe o job de impressão, que renderiza o job de impressão especificamente para o driver da impressora local e a impressão é iniciada.

Analisando o item 5, percebe-se que este processo de impressão pode apresentar severos problemas de performance, relacionados ao volume de dados que são trafegados. O job de impressão (no modo RAW) é normalmente grande, e pode levar tempo para ser transferido para um dispositivo de impressão instalado no cliente (para um cenário onde o cliente esteja em local físico diferente do Terminal Server).

Além disso, a performance da sessão RDP pode ser prejudicada em conseqüência  da largura de banda consumida pelo job de impressão que está sendo enviado para o cliente.

 

2. Alternativas para melhora de desempenho.

Uma alternativa seria tentar reduzir as configurações de DPI no driver da impressora de 600 dpi (que é o padrão) para 300 dpi, por exemplo, e ver se a qualidade do documento impresso continua aceitável.

Se conseguirmos reduzir o tamanho do job de impressão, conseguiríamos reduzir o impacto da impressão na sessão do cliente.

Quando reduzimos as configurações de DPI da impressora de 600 para 300 dpi, o tamanho do job de impressão reduz em aproximadamente 75%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RSS Reader