Produto: TOTVS Gestão Financeira Versão: 11.0 |
Processo de Negocio: Pagamento Eletrônico de Tributos |
Subprocesso: Integração Bancária |
Sintoma Ao gerar a remessa de pagamento eletrônico, algumas informações “fiscais” exigidas pelos bancos não estão sendo tratadas corretamente. |
Causas O Totvs Gestão Financeira está homologado para geração de Remessa e Retorno de Pagamento de Tributos, desde que esta operação seja realizada no padrão FEBRABAN CNAB 240, no padrão específico do Banco Itaú para pagamento de tributos e no padrão OBB do Bradesco (Office Banking Bradesco). Para que a Remessa de Pagamento de Tributos funcione da maneira desejada, é necessário enviar todas as informações que constam no manual, de acordo com o Tipo de Tributo. Em alguns casos, o tributo que está sendo envolvido na Remessa não é gerado pelo próprio Totvs Gestão Financeira, já que este gera de forma automática apenas Lançamentos referentes ao IRRF, ao INSS de Pessoa Física e aos Tributos Federais (PIS, COFINS e CSLL). O que fazer para que todas as informações necessárias sejam obtidas no momento da geração da Remessa? Exemplo: Na base de dados existe um Lançamento financeiro gerado pelo TOTVS Gestão de Compras, Estoque e Faturamento e escriturado pelo TOTVS Gestão Fiscal. Esse Lançamento possui retenção de ISS. Após procedimento específico pelo sistema de Gestão Fiscal, será gerado no Gestão Financeira o Lançamento financeiro correspondente ao tributo devido e esse lançamento do tributo também deverá ser remetido para pagamento eletrônico. Para atender a demanda do padrão CNAB 240 da FEBRABAN, que solicita o envio de informações fiscais desse lançamento, como por exemplo: Código da Receita do Tributo, Tipo de Identificação do contribuinte, Identificação do Contribuinte, Código de Identificação do Tributo, Período de Apuração etc será necessário buscar esses dados no Aplicativo Gestão Fiscal através de sentença SQL. |
Solução Como as informações relacionadas ao tributo são necessárias para que a Remessa de Pagamento seja gerada de maneira adequada, faz-se necessário configurar o relatório utilizado na geração da remessa para que ele busque onde necessário os dados exigidos pelo Banco. Para isso, o relatório deverá possuir Consultas SQL que busquem no aplicativo de TOTVS Gestão Fiscal as informações relacionadas ao Tributo em questão. Outra possibilidade é criar no Lançamento Financeiro Campos Complementares para gravar nestes os dados referentes aos Tributos e, configurar o relatório utilizado na geração da Remessa para buscar nestes Campos Complementares as informações desejadas. No caso de utilizar a segunda opção, o preenchimento dos Campos Complementares ficará a cargo do usuário que inserir o Lançamento Financeiro.
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Informações Adicionais
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terça-feira, 30 de novembro de 2010
Dicas - Geração de remessa para Pagamento eletrônico – vários Tributos
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