quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Como fazer - Exportação de dados para o censo do Ministério da Educação de Portugal

Produto: TOTVS Educacional Versão: 11.00

Processo: Exportação de dados para o censo do Ministério da Educação de Portugal

Subprocesso: Configuração do sistema para exportação

Como enviar os dados da instituição de ensino para o Ministério da Educação de Portugal?

As instituições de ensino em Portugal devem enviar periodicamente, os dados referentes a alunos e ações sociais para o censo Ministério da Educação. Para isto, o TOTVS Educacional oferece dois processos para geração dos arquivos com estas informações, com possibilidade de envio automático, via WebService.

Parametrização e configuração

Caso a instituição de ensino opte por enviar automaticamente os arquivos gerados para o Ministério da Educação, devem ser configurados o usuário e senha para autenticação e também a senha para compactação do arquivo.

Acesse: Configurações / Parâmetros / 15.01 – Secretaria / MISI@

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Geração do arquivo de alunos

Acesse: Atividades acadêmicas / Assistentes / Ficheiro de alunos para o Ministério da Educação

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Informe os dados obrigatórios para geração do arquivo: ano escolar (período letivo), ano escolar para criação do arquivo (formato solicitado pelo MISI), momento (início do ano letivo, final do 1º período, final do 2º período ou final do ano letivo), telefone e FAX da instituição.

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Os próximos passos do assistente são necessários para fazer uma relação de dados cadastrados no sistema com códigos do MISI. Os dados que devem ser relacionados são:

  • Nacionalidade/Naturalidade
  • Parentesco
  • Grau de instrução
  • Profissão
  • Situação no emprego
  • Curso
  • Habilitações/Séries
  • Disciplinas
  • Situação do aluno

Para todos estes dados, são listados os cadastros feitos no sistema e o usuário deverá informar o código correspondente no MISI. Exemplo:

  1. Clique no botão para abrir as opções correspondentes do MISI.
  2. Selecione a opção correspondente.

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Ao final do processo, será gerado um arquivo XML com os dados informados e o usuário terá duas opções:

  • Salvar o arquivo
  • Enviar o arquivo para o Ministério da Educação

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Geração do arquivo de ações sociais

Acesse: Atividades acadêmicas / Assistentes / Ficheiro de dados SASE para o Ministério da Educação

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Informe os dados obrigatórios para geração do arquivo: ano escolar (período letivo), mês de referência, ano econômico, telefone e FAX da instituição.

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Nos próximos passos deverão ser informados os seguintes dados:

  • Refeições: alunos beneficiados, refeições encomendadas e servidas na escola
  • Auxílios aos alunos: subsídios, bolsas
  • Seguros de viagens e acidentes ocorridos na instituição
  • Informações sobre o leite distribuído nas escolas
  • Informações financeiras relativas a receitas e despesas
  • Balanço de mercadorias
  • Informações sobre o transporte escolar

Ao final do processo, será gerado um arquivo XML com os dados informados e o usuário terá duas opções:

  • Salvar o arquivo
  • Enviar o arquivo para o Ministério da Educação

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Informações Adicionais

Este recurso está disponível somente para bases de dados de Portugal, pois atende à legislação específica deste país.

Os arquivos XML gerados são baseados em leiautes disponibilizados pelo Ministério da Educação de Portugal.

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