quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Como Fazer – Parametrização Conhecimento de Transporte Eletrônico

Produto: Totvs Gestão de Estoque, Compras e Faturamento Versão 11.20

Processo do Sistema: Conhecimento de Transporte Eletrônico

SubProcesso: Utilização do CT-e em Movimentos de Venda de Serviços de Transporte

Como Fazer

Como parametrizar o processo do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), para que as informações relacionadas estejam presentes na movimentação de Venda do serviço de Transporte?

Definição do Processo

Este documento tem por finalidade a parametrização do Conhecimento de Transporte Eletrônico em movimentos de Venda de Serviços de Transporte.

Parametrizações Necessárias

- Parametrização do tipo de movimento para Emissão de CT-e.

Descrição do Processo

Primeiramente, deverá ser feita a parametrização do tipo de movimento, para que, posteriormente, a movimentação possa ser criada e, assim, permitir ao Usuário a atualização das informações do Conhecimento de Transporte Eletrônico.

Parametrização do Tipo de Movimento

Acessar os parâmetros do Tipo de Movimento que se deseja utilizar para o Conhecimento de Transporte Eletrônico, navegar até a etapa Fis - Dados, alterando o parâmetro ‘Usar CTRC’ para ‘Emitir CTe’.

Acessar os parâmetros do Tipo de Movimento, navegar até a etapa Mov – Transporte 1/3, parametrizando a edição da Transportadora 1.

Ainda dentro dos parâmetros, navegar até a etapa Mov – Transporte 2/3, parametrizando de acordo com a tela abaixo. Estas informações são importantes para que os dados do CT-e sejam completos, permitindo uma gama maior de informações relativas ao processo.

clip_image002

Explicando as parametrizações feitas nesta tela:

- De acordo com as parametrizações feitas, o sistema irá editar o Tipo de Frete (CIF, FOB ou Terceiros), além de editar o Tipo de Entrega (opcional), os dados de cálculo do Frete da Mercadoria e os dados da placa do Veículo

Cadastrando as informações acessórias

Acessar o cadastro de Veículos (Menu Cadastros | Tabelas Auxiliares | Veículos), onde serão apresentadas as informações da seguinte forma:

clip_image004

Explicando os campos da tela:

- Alguns campos foram implementados especificamente para o CT-e, que é o caso do ‘Renavam’, ‘Tara em KG’, ‘Capacidade em KG’, ‘Capacidade em M3’, ‘Tipo Propriedade Veículo’, ‘Tipo do Veículo’, ‘Tipo de Rodado’ e ‘Tipo de Carroceria’. Estas informações deverão ser corretamente preenchidas, para que as informações relativas ao CT-e sejam coerentes com o processo.

O cadastro de Transportadoras também deverá ser completado, afim de que as informações sejam coerentes com o processo de integração com o processo de CT-e.

Visualizando as informações no Movimento

Ao incluir um novo Movimento, informe os dados obrigatórios e, na aba Transporte | Identificação, serão apresentados os campos para definição do CT-e, conforme segue:

clip_image006

No campo ‘Tipo CT-e’, estão disponíveis as opções ‘Normal’, ‘Complemento de Valores’, ‘Anulação’ e ‘Substituto’. Usualmente, na inclusão do tipo de movimento de CT-e, a opção utilizada será ‘Normal’, já que se trata da emissão do CT-e para o Cliente.

Já no campo ‘Tipo de Serviço’, as opções ‘Normal’, ‘Subcontratação’, ‘Redespacho’ e ‘Redespacho Intermediário’ estão disponíveis para seleção.

Na aba CTRC | Coleta e Entrega, estará disponível também um campo específico para o CT-e: ‘Recebedor retira a mercadoria no aeroporto, filial, porto ou estação de destino’.

Na aba CTRC | CTRC Saída, poderão ser adicionados os documentos que acompanham o CT-e. Na tela de inclusão dos documentos do CT-e, os campos serão apresentados conforme segue:

clip_image008

A aba NF-Eletrônica será apresentada caso o Código do Modelo do Documento, no cadastro do Tipo de Documento, estiver definido com o código da NF-e (código ‘55’). Caso contrário, será apresentada a seguinte tela:

clip_image010

Importante:

- As informações relativas ao documento relacionado ao CT-e devem utilizar estes campos para as devidas consistências e validações do sistema.

Após a inclusão do movimento, outras abas serão apresentadas para as informações complementares do CT-e. São elas:

  1. Relação Seguros:

clip_image012

Ao incluir um novo Seguro, a tela a seguir é apresentada:

clip_image014

  1. Documentos Anteriores:

clip_image016

Ao incluir um novo Documento, a tela a seguir é apresentada:

clip_image018

Este cadastro conterá as informações de outros documentos acessórios ao CT-e, inclusive outros Documentos de Transporte relacionados.

Motoristas:

clip_image020

Ao incluir um novo Motorista, a tela a seguir é apresentada:

clip_image022

Neste cadastro, são informados os dados pessoais do Motorista que está associado ao documento de CT-e.

As informações apresentadas neste documento permitem que um documento do CT-e seja incluído e tenha suas informações associadas no movimento, facilitando a visualização das informações pelo Usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RSS Reader