terça-feira, 29 de março de 2011

AVP – Ajuste a Valor Presente

Produto: TOTVS Gestão Financeira                                                         Versão: 11.40 (novidade)

Processo de Negocio: AVP – Ajuste a Valor Presente
Processo do Sistema: Ajustar/Contabilizar os Lançamentos a valor presente

Subprocesso: Configurações para o AVP

Introdução

O Ajuste a Valor Presente (AVP) é um processo para descapitalizar um montante futuro retirando os juros composto sobre ele aplicado.

Tem por objetivo viabilizar a aplicação de dispositivos da lei das S/A´s nº 11.638 promulgada em Dezembro de 2007, nos arts. 183 e 184, que estabelecem que os elementos do ativo e do passivo exigível decorrentes de operações de longo prazo deverão ser ajustados ao valor presente. Sendo os demais, de curto prazo, ajustados quando houver efeito relevante. Ambos com base em uma taxa de desconto dentro das avaliações atuais de mercado.

 

Desenvolvimento/Procedimento

1º. Cadastrar uma Moeda específica, do tipo “Índice” e as suas respectivas cotações diárias, mesmo que o fator seja fixo.

2º. O cálculo do AVP poderá ser feito pelo Tipo de Documento ou pelo Cliente/Fornecedor do Lançamento e essa definição será através de parâmetros.

· Pelo Tipo de Documento: Deverá ser cadastrado um tipo de documento (sem classificação) e utilizá-lo em todos os Lançamentos Financeiros passíveis do cálculo AVP. Na pasta “Parâmetros” ativar a opção “Usar Ajuste a Valor Presente.

· Pelo Cliente/Fornecedor: Deverá acessar o cadastro do Cliente/Fornecedor, pasta “Dados Adicionais” e ativar a opção “Usar Ajuste a Valore Presente”.

3º. Cadastrar Eventos Contábeis (com dados específicos para AVP) para Provisão e Reversão do AVP.

4º. Cadastrar lotes Contábeis para o AVP(parâmetros: etapa 02.05.01).

5º. Definir os parâmetros do AVP ( parâmetros: etapa 02.05.02).

Veja um exemplo

image

6º. Para realizar o processo do AVP:

a) Executar o processo Ajuste a Valor Presente pelo Menu Utilitários e/ou Contas a Pagar/Receber(se você já estiver utilizando a tecnologia .Net).

b) Informe a data inicial(emissão) e a data final(data do processo) para a seleção dos Lançamentos.

c) Executar o Processo de Ajuste a Valor presente.

7º Para visualizar o AVP por lançamento use os Anexos:

image

 

Informações Adicionais

  1. Durante o processamento do AVP será realizado o cálculo de Reversão de AVP para os lançamentos que estiverem com status AVP como “Calculado” ou “Revertido Parcialmente”.
  1. Estorno do AVP : Se um lançamento financeiro tiver registros de AVP gerados e ocorrerem situações que possam influenciar no cálculo do seu Valor Presente, o sistema atualizará os status destes registros para “Estorno Pendente”. Desta forma, ao gerarmos novamente o processo de AVP para o período em questão os registros serão estornados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RSS Reader