“Em Belo Horizonte, onde você estiver, tem sempre uma Araujo perto de você. Com mais de 100 anos de história, quase uma centena de lojas espalhadas por todas as regiões da cidade (além de Betim, Contagem, Lagoa Santa, Nova Lima, Santa Luzia e Sabará) e cerca de 20.000 itens comercializados, a Araujo é hoje sinônimo de confiança e conveniência na vida dos mineiros.
Essa história de sucesso é também uma história de pioneirismo e compromisso com o cliente: o primeiro plantão 24 horas da cidade, o primeiro telemarketing, a primeira drogaria do país com serviço Drive Thru, a primeira Drugstore. Quando o assunto é inovação e serviços que tornam sua vida melhor, a Araujo chega sempre na frente.
Na área de medicamentos, também não é de hoje que a Araujo se destaca. O “Padrão Araujo de Medicamentos” dá nome novo para uma confiança antiga: de que na Araujo você sempre encontra medicamentos com garantia de procedência, garantia de preço baixo, garantia de variedade e estoque.
Não é à toa que a empresa é líder absoluta na mente e no coração dos mineiros, tendo ganhado todos os oito prêmios “Top of Mind” realizados no seu segmento, além de estar entre as três principais marcas de Minas Gerais, segundo pesquisa da Revista Mercado Comum. Quem é daqui não tem dúvida: qualidade, seriedade e clientes satisfeitos Araujo tem.
Poucas empresas chegam aos 100 anos tão modernas quanto a Araujo – hoje uma referência nacional no setor em que atua. “
Retirado do site da empresa (www.araujo.com.br), o texto acima ilustra o que a Drogaria Araujo é, uma empresa centenária, porém moderna e principalmente de espírito empreendedor.
Sendo uma das maiores arrecadadoras de ICMS do estado de Minas Gerais, a Drogaria Araujo tinha a obrigação de entregar os arquivos eletrônicos do SPED Contábil e Fiscal do ano de 2009. Com 83 lojas em atividades a empresa emitia uma média de 2 milhões de cupons fiscais e mais 20 mil notas fiscais por mês, além de movimentar os mais de 20 mil itens já citados. Com esta ordem de grandeza a empresa dependia de um sistema contábil e fiscal robusto e seguro para atender às novas exigências legais.
Um número marcante nesta empreitada era a necessidade da geração de arquivos retroativos ao mês de janeiro de 2009 para cada uma de suas filiais que estivessem obrigadas à entrega do SPED. Esta demanda resultava em aproximadamente 640 arquivos para serem entregues até 15 de setembro de 2009.
Tendo em vista o caráter de novidade que o SPED apresentava, o volume de dados existentes e o número de arquivos a serem entregues, a Araujo precisava do apoio de uma empresa parceira, com o mesmo espírito empreendedor. É neste momento que a parceria entre Araujo e TOTVS se mostrou uma parceria de sucesso.
Usuária dos sistemas TOTVS a mais de 10 anos, a Araujo obteve o apoio que precisava: apoio na configuração do sistema, acompanhamento da geração dos arquivos, agilidade no entendimento de características legais específicas do segmento de medicamentos e agilidade na geração de soluções para estas características particulares.
Com o foco no cumprimento das obrigações e com o apoio da TOTVS, a Araujo gerou e entregou no prazo todos os arquivos referentes ao SPED.
Nos últimos 5 meses, ou seja, desde a entrega destes primeiros arquivos, a Araujo já abriu 4 novas filiais, outras filiais tornaram-se obrigadas a emissão do SPED, o layout sofreu uma alteração e um novo processo (CIAP) será incorporado à rotina nos próximos meses. Todas estas mudanças ocorreram de forma natural e planejada, validando o sucesso do trabalho de implantação e confirmando a estabilidade do sistema e a maturidade da TOTVS no acompanhamento e geração de soluções tão complexas quanto o SPED.
Nenhum comentário:
Postar um comentário