terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Como Fazer – Cálculo e Importação do Histórico de Assistência à Saúde

Produto: TOTVS Folha de Pagamento Versão: 11.20

Processo de Negocio: Inserção das parcelas discriminadas por dependente referente ao plano de saúde (informação para DIRF)

Processo do Sistema: Importação de Dados

Subprocesso: Importação do histórico de Assistência Saúde Coletivo

Atenção! Este “Como Fazer” tem o objetivo de exemplificar um método para desmembrar os valores retroativos da assistência médica por meio de fórmulas e relatórios. A responsabilidade da conferência e valores gerados é do cliente.

Os procedimentos descritos neste “Como Fazer” pode não ser 100% aderente, devendo ser analisado os itens:

No decorrer do ano base, houveram cadastramentos de novos dependentes?

Os valores do plano de saúde foram alterados no decorrer do ano base, sem que se mantivesse o histórico dos valores antigos?

Houveram alterações no decorrer do ano base dos planos contratados?

Se as resposta para estas perguntas for “sim” este “Como Fazer” não será 100% aderente.

Então, para ter 100% de confiabilidade, os históricos retroativos poderão ser obtidos por meio dos backups da base de dados, caso existam para cada mês do ano. Esta opção está descrita no “Como Fazer - Preenchimento Plano Assistencia - Método por Backups” publicado no blog TOTVS Connect.

Introdução

A Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 1.076, de 21 de outubro de 2010, estabelece que devam ser discriminadas na DIRF2011-Ano calendário 2010 os valores referentes aos beneficiários e dependentes do plano de saúde.

O sistema TOTVS Folha de Pagamento possui o recurso para detalhar estes valores através do módulo de Histórico de Assistência à Saúde que está disponível no produto desde 11/2010.

Visando facilitar o cadastramento dos dados retroativos, esta capacitação demonstrará um método para obter os valores do plano de saúde detalhado por dependente, para que seja gerado na DIRF 2011 ano base 2010.

O método consiste em utilizar uma fórmula adaptada, que reproduzirá os cálculos do plano de saúde dos meses, retroativos.

A fórmula será utilizada nos relatórios desenvolvidos que serão a fonte para conferencia e geração dos dados para serem importados no “Histórico de Assistência à Saúde” do TOTVS Folha de Pagamento.

A responsabilidade de adequar a fórmula para gerar os valores retroativos por dependente, é do cliente.

A TOTVS demonstrará nesta capacitação a adaptação de uma fórmula exemplo.

 

Desenvolvimento/Procedimento (título ilustrativo, não é preciso colocar)

Uma das formas de auxiliar no cálculo retroativo das parcelas do plano de saúde dos dependentes é através de relatórios.

O procedimento descrito neste como fazer consiste no uso de uma fórmula para realizar o mesmo calculo do desconto de assistência médica de cada mês do ano 2010. Esta fórmula será utilizada no relatório para conferencia dos valores das parcelas de assistência médica detalhada por dependentes.

Feita a conferencia dos valores, deverá utilizar o relatório que gera o arquivo no layout de importação do histórico de assistência médica. Este relatório possui a mesma referencia da fórmula do relatório de conferencia, assim, os valores que foram conferidos serão gerados no arquivo de importação, detalhando o valor por dependente.

Onde baixar os relatórios?

“9.10-Individualização Plano de Saúde.RRM”

“9.11-Layout Hist. Assistência Medica Detalhada por Dependente.RRM”

Os relatórios poderão ser obtidos pelo “Book de Objetos Gerenciais” pelos caminhos

http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/Adm/Arquivo.aspx?ID=bf4b3e21-a0e3-4ff3-a323-cddb6093824b&NOMEARQUIVO=RelatoriosHistoricoRetroativoSaude.rar

 

1º Passo:

No módulo Gerador de Relatórios, faça a importação do Relatório 9.10 – Individualização Plano de Saúde e do relatório 9.11 – Layout Imp. Assistência Medica Detalhada por Dependente.

Estes relatórios estão padronizados com filtros e fórmulas conforme os exemplos detalhados nos passos seguintes, devendo, portanto ser adequados ou substituídos conforme a realidade de cada caso.

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Filtro:

Data de Pagamento >=01/01/2010 <=31/01/2010 è Este filtro servirá para buscar o valor do evento de desconto de Assistência Médica na ficha financeira, dentro da data de pagamento do mês janeiro.

Observação: lembre-se que o pagamento do mês janeiro pode ter sido realizado com data de pagamento do mês fevereiro, assim, o filtro deverá ser alterado de forma a compreender a data de pagamento de fevereiro. Outro detalhe a ser considerado é que o relatório deverá ser gerado para cada mês que houve pagamento com referencia do ano 2010, e a fórmula 00007 que está sendo usada no relatório para detalhamento do valor por dependentes deverá ser ajustada a cada mês que o relatório for gerado, se for necessário.

Código do Evento = 0014 è Este foi o evento utilizado para desconto de assistência médica. Podem haver mais de um evento que deverá ser adicionado no filtro.

Incidência de Assistência Médica = 1 è No cadastro do dependente existe o parâmetro “Incide em Assistência Média”. Este parâmetro é utilizado na fórmula 00007 para calcular os dependentes que fazem parte do plano de saúde. Caso este não seja o parâmetro utilizado na fórmula, deverá ser adaptado o relatório e a fórmula para que fique aderente a realidade do caso.

Outras condições poderão ser incluídas no filtro para deixar o relatório aderente à realidade.

2º Passo:

Será necessário editar a fórmula 00007. O texto a ser substituído nesta fórmula, deverá seguir a mesma regra de cálculo da fórmula atual do evento de desconto de assistência médica.

Este passo dependente de conhecimentos de criação de fórmula no RM Labore, uma vez que será necessário abstrair a lógica da fórmula original que calcula o desconto de assistência médica. A abstração será usada como base para criação de uma nova fórmula que terá algumas adaptações em relação à fórmula original.

Exemplo:

O desconto de Assistência médica é lançado no evento 0014.

O evento 0014 possui a fórmula “EVT0014 – Desconto de Assistência Médica”.

O Texto da Fórmula que realiza o desconto de assistência médica, mensalmente é a seguinte:

DECL DEP, TOTAL;

SETVAR(DEP,1);

REPITA

SE TABDEP ('INCASSISTMEDICA' ,'V', DEP) = 1

ENTAO

SE NDEPIDADE (DEP,HOJE) <= 18

ENTAO SETVAR(TOTAL,TOTAL+12)

SENAO

SE NDEPIDADE (DEP,HOJE) <= 23

ENTAO SETVAR(TOTAL,TOTAL+15)

SENAO SETVAR(TOTAL,TOTAL+50)

FIMSE

FIMSE

FIMSE;

SETVAR(DEP,DEP+1) ATE DEP = 10;

TOTAL

Na criação da fórmula para uso no relatório, iremos usar a lógica do cálculo realizado na fórmula original, porém algumas variáveis e funções deverão ser substituídas, ou mesmo deixada de ser utilizada, pois não haveria condições da fórmula original calcular o valor retroativo tendo variáveis dinâmicas, como por exemplo “HOJE”. Além disso, o resultado que queremos da fórmula é o resultado do plano de saúde por dependente, desta forma o uso da variável declarada “TOTAL”, função SETVAR (em alguns casos) e o Loop “REPITA” se tornam dispensáveis, ou seja, se os mantivéssemos, o relatório não retornaria os valores desejados.

O que fazer então?

3º Passo:

Copiar do cadastro da fórmula original, o texto da fórmula.

Editar a fórmula exemplo 00007 que foi importada juntamente com o Relatório 09.10 e substituir pelo texto da fórmula original.

Aqui será demonstrado como a nova fórmula foi desenvolvida pela adaptação da fórmula original:

Comparar a diferença entre fórmula Original x Nova Fórmula adaptada

Fórmula Original

Nova Fórmula adaptada = Fórmula 00007

DECL DEP, TOTAL;

DECL DEP;

SETVAR(DEP,1);

SETVAR(DEP,PARMQRY('NRODEPEND'));

REPITA

 

SE TABDEP ('INCASSISTMEDICA' ,'V', DEP) = 1

SE TABDEP ('INCASSISTMEDICA' ,'V', DEP) = 1

ENTAO

ENTAO

SE NDEPIDADE (DEP,HOJE) <= 18

SE NDEPIDADE (DEP,'31/01/2010') <= 18

ENTAO SETVAR(TOTAL,TOTAL+12)

ENTAO 12

SENAO

SENAO

SE NDEPIDADE (DEP,HOJE) <= 23

SE NDEPIDADE (DEP,'31/01/2010') <= 23

ENTAO SETVAR(TOTAL,TOTAL+15)

ENTAO 15

SENAO SETVAR(TOTAL,TOTAL+50)

SENAO 50

FIMSE

FIMSE

FIMSE

FIMSE

FIMSE;

FIMSE

SETVAR(DEP,DEP+1) ATE DEP = 10;

 

TOTAL

 

Os destaque em vermelho foram retirados ou substituídos.

Por que na Nova Fórmula retirou ou substitui os itens listados?

TOTAL: foi retirado porque no relatório queremos o valor detalhado por dependente;

1: Substituído por PARMQRY('NRODEPEND') porque no relatório, na LD.01.01 será utilizada a referencia do dependente para que seja calculada pela fórmula o valor de cada dependente;

REPITA: Retirado porque não tem propósito termos estrutura de repetição quando queremos retornar o valor unitário (de cada dependente);

HOJE: Substituída pela data do ultimo dia do mês janeiro, para apurar a idade do dependente na época. Isto é utilizado quando a regra do cálculo é baseada na idade do dependente.

Observação: Gerando o relatório para cada mês do ano 2010, será necessário alterar a fórmula para o ultimo dia de cada mês, sempre antes de gerar o relatório.

Exemplos: Relatório de janeiro: Alterar a data para 31/01/2010;

Relatório de fevereiro: Alterar a data para 28/02/2010;

Relatório de março: Alterar a data para 31/03/2010; e assim para a geração dos relatórios dos meses seguintes.

SETVAR(TOTAL,TOTAL+ : Retirado porque não queremos acumular o valor TOTAL de todos o dependentes. (obs. Mantido o valor 12 porque é o valor do plano de dependentes com idade menor ou igual a 18 anos. Mantido o 15 porque é o valor do plano de dependentes com idade menor ou igual a 23 anos. Mantido 50 porque é o valor do pano de dependentes com idade maior ou igual a 24 anos.

SETVAR(DEP,DEP+1) ATE DEP = 10 : Retirado porque não temos que indicar o numero do dependente, pois na nova fórmula é usado para isso o recurso PARMQRY('NRODEPEND').

4º Passo:

Gerar o Relatório 09.10 - Individualização Plano de Saúde, tendo acertado/adaptado os filtros e a fórmula conforme passos anteriores.

Conferir o Relatório.

Observações:

Quando o campo “Parcela do funcionário” estiver negativo, evidencia algum erro do cálculo.

Pode ser que em alguma situação este valor seja positivo e também esteja errado, para este caso deve-se verificar pela pergunta:

TOTAL PARCELA DO FUNCIONÁRIO + TOTAL DOS DEPENDENTES é igual ao TOTAL DESCONTADO NO MÊS DO FUNCIONÁRIO?

Se for igual, é bem provável que os valores estejam corretos, porém deve-se sempre analisar.

5º Passo:

Gerar o relatório 9.11 - Layout Imp. Assistência Medica Detalhada por Dependente em arquivo texto, usando o mesmo filtro definido na geração do relatório de conferência 9.10 - Individualização Plano de Saúde, para importar os dados detalhados por dependentes.

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6º Passo:

Acesse o módulo Utilitários Importação de dados RM Labore.

Na aba Funcionários, sub-aba Históricos existe o campo

“Histórico de Assistência a Saúde”

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Proceda a importação clicando em “Importar”.

7º Passo:

Conferir os dados importados no histórico de assistência saúde.

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8º Passo:

Repetir os passos para cada um dos meses que houve referencia de pagamento no ano 2010, realizando as adaptações do filtro do relatório e da fórmula para cada cada mês.

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