terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Como Fazer – Preenchimento Histórico de Assistência à Saúde – Metódo por Backups

Produto: TOTVS Folha de Pagamento Versão: 11.20

Processo de Negocio: Inserção das parcelas discriminadas por dependente referente ao plano de saúde (informação para DIRF) – Método por Backups

Processo do Sistema: Importação de Dados – Método por Backups

Subprocesso: Importação do histórico de Assistência Saúde Coletivo

Introdução

A Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 1.076, de 21 de outubro de 2010, estabelece que devam ser discriminadas na DIRF2011-Ano calendário 2010 os valores referentes aos beneficiários e dependentes do plano de saúde.

O sistema TOTVS Folha de Pagamento possui o recurso para detalhar estes valores através do módulo de Histórico de Assistência à Saúde que está disponível no produto desde 11/2010.

Visando facilitar o cadastramento dos dados retroativos, este documento detalha uma possibilidade alternativa para obter os valores do plano de saúde detalhado por dependente, para que seja gerado na DIRF 2011 ano base 2010.

Neste como fazer é utilizado o recurso de restauração de backups de cada mês do ano base, isto faz deste método 100% aderente a realidade.

Desenvolvimento/Procedimento

Antes de efetuar os procedimentos avalie se você possui:

Os backups de cada mês que houve pagamento da folha com data do ano 2010.

Utilize os backups mensais para realizar o recálculo do da folha da época, ajustando a fórmula com as funções SALVAVALDEP(,) para que seja cadastrado automaticamente o histórico de assistência saúde com os valores do plano de saúde detalhando as parcelas referentes aos funcionários titulares e dependentes. Estes dados devem ser exportados com o uso do relatório 09.003.018, salvando em arquivo “texto”, e importado na base oficial.

Esta possibilidade para ser utilizada dependente da existência de um backup da Base de Dados de Cada mês do ano 2010.

Antes de começar a executar os passos abaixo, orientamos que seja feito backup de segurança da sua base de dados Atual, e guardado com segurança.

1º Passo:

Restaure o backup do mês janeiro da sua base de dados. Utilize um nome para a Base diferente do nome da base oficial.

Pode haver casos que este passo deverá ser iniciado do backup do mês dezembro 2009, quando utiliza-se de mês caixa para pagamento, ou seja, quando o pagamento da competência dezembro 2009, ocorreu em janeiro 2010.

2º Passo:

Configure no BDE o Alias para a base que foi restaurada.

3º Passo:

As versões que possuem a implementação do Histórico de Assistência à saúde são:

10.83, 11.12 e 11.20.

Se a versão da sua base de dados que foi restaurada, estiver em versão inferior a uma das versões informadas (10.83, 11.12 ou 11.20), orientamos a utilizar o RM Conversor versão (10.83, 11.12 ou 11.20),executar a conversão da sua base de dados.

4º Passo:

Acesse o RM Labore utilizando a versão do produto compatível com a versão da base de dados.

5º Passo:

Este passo descreve um “Exemplo de fórmula” que foi usada para processar o cálculo do desconto de assistência saúde da empresa “Exemplo”. Certamente, a fórmula utilizada na sua base para cálculo de assistência saúde é diferente da descrita no exemplo.

Desta fórmula deverá ser entendido o exemplo descrito para que você adaptar a fórmula da sua base utilizando a função “SALVEDEP(,)”

Sendo assim, analise:

1º - Acessar Cadastro Eventos, localizar o evento de desconto de assistência médica/odontológica que poderá ou não utilizar o Código de Cálculo 14, e identifique qual a fórmula de cálculo vinculada a ele.

Obs.: É aconselhável que para maior controle no sistema, os dependentes que são dependentes dos planos de assistência à saúde, tenham em seu cadastro a opção de Incidência em Assistência Médica marcada.

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2º - Veja no exemplo abaixo como a fórmula está cadastrada hoje:

DECL DEP,SOMADEP,SOMAFUN;

SETVAR(DEP,1);

SETVAR(SOMADEP,0);

REPITA

SE TABDEP ('INCASSISTMEDICA' ,'V', DEP)=1 ENTAO

SE NDEPIDADE (DEP,HOJE)<=18

ENTAO SETVAR(SOMADEP,SOMADEP+121)

SENAO

SE NDEPIDADE (DEP,HOJE)<=23

ENTAO SETVAR(SOMADEP,SOMADEP+189)

SENAO 0 FIMSE FIMSE FIMSE;

SETVAR(DEP,DEP+1) ATE DEP=10;

SE TABCOMPL('ASSISTENCIAMEDICA','S')='S'

ENTAO SE IDADE(HOJE)<=18

ENTAO SETVAR(SOMAFUN,SOMAFUN+121)

SENAO SE IDADE(HOJE)<=23

ENTAO SETVAR(SOMAFUN,SOMAFUN+189)

SENAO 0

FIMSE

FIMSE

FIMSE;

SOMADEP+SOMAFUN

3º - Ao realizar o lançamento do grupo de eventos, ou analisar os valores que podem já estar lançados no envelope de pagamento do funcionário, o valor é processado normalmente e no Histórico de Assistência à Saúde nada é inserido.

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4º - Para que seja cadastrado o Histórico de Assistência a Saúde, discriminando o valor correspondente ao Titular e dependentes do plano de saúde é necessário editar a fórmula e fazer pequenas modificações:

Acesse: Cadastro Fórmulas.

Foi criada uma nova variável de fórmula SALVAVALDEP( , ) para identificar e gravar o valor de cada beneficiário.

SALVAVALDEP (1º Parâmetro, 2º Parâmetro)

1º Parâmetro: Deverá informar o número do beneficiário.

2º Parâmetro: Deverá informar o valor do desconto deste beneficiário.

Deverá ajustar a fórmula conforme destaque em vermelho, ou seja, incluir a nova variável sempre que houver o retorno do valor por beneficiário.

Lembrando que, quando o beneficiário for o funcionário, o número do beneficiário deverá ser 0(zero):

DECL DEP,SOMADEP,SOMAFUN;

SETVAR(DEP,1);

SETVAR(SOMADEP,0);

REPITA

SE TABDEP ('INCASSISTMEDICA' ,'V', DEP)=1 ENTAO

SE NDEPIDADE (DEP,HOJE)<=18

ENTAO SALVAVALDEP(DEP,121);

SETVAR(SOMADEP,SOMADEP+121)

SENAO

SE NDEPIDADE (DEP,HOJE)<=23

ENTAO SALVAVALDEP(0,189);

SETVAR(SOMADEP,SOMADEP+189)

SENAO 0 FIMSE FIMSE FIMSE;

SETVAR(DEP,DEP+1) ATE DEP=10;

SE TABCOMPL('ASSISTENCIAMEDICA','S')='S'

ENTAO SE IDADE(HOJE)<=18

ENTAO SALVAVALDEP(0,121);

SETVAR(SOMAFUN,SOMAFUN+121) ;

SENAO SE IDADE(HOJE)<=23

ENTAO SALVAVALDEP(0,189);

SETVAR(SOMAFUN,SOMAFUN+189)

SENAO 0

FIMSE

FIMSE

FIMSE;

SOMADEP+SOMAFUN

Atenção

Quando houver restituição do valor da assistência à saúde, para que o sistema alimente a tabela automaticamente, o usuário deverá criar uma fórmula informando o valor negativo.

Exemplo: -100

Caso o usuário deseje alimentar a tabela manualmente, também deverá informar o valor negativo.

Sempre que na fórmula existir a variável SALVAVALDEP( , ) o sistema irá alimentar automaticamente a tabela PFHSTASSMED gravando o lançamento no Histórico de Assistência à Saúde, caso contrário a mesma deverá ser alimentada pelo usuário.

A variável SALVAVALDEP não altera valores no cálculo, apenas realiza a gravação das informações no cadastro.

5º - Após realizada a alteração da fórmula, basta que façamos o recálculo da movimentação (pode ser realizado de forma Global através do menu Movimento Folha de Pagamento Recálculo Executa. clip_image004

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Veja abaixo que após o recálculo o valor não foi modificado em absolutamente nada.

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Importante

Caso a movimentação seja cancelada através do Menu de cancelamento, o Histórico será removido automaticamente. Mas se a movimentação for excluída do envelope (manualmente) será necessário que a limpeza do histórico seja feita de forma manual também.

Obs.: Sempre que o registro estiver identificado no campo Beneficiário como 0, este está se referindo à parte do desconto referente ao próprio funcionário.

Férias e Rescisão

Caso a verba de Assistência à Saúde seja lançada também em férias, ou rescisão ao efetuar o Cálculo o sistema irá da mesma forma gravar as informações no Histórico de Assistência à Saúde.

Cálculo de Diferenças (Férias, Folha e Rescisão Complementar)

Ao calcular a diferença de um evento que contenha a função SALVAVALDEP (,), o sistema deverá procurar na tabela PFHSTASSMED, por este evento com o número do dependente informado na função, e os campos ANOCOMP, MESCOMP e NROPERIODO iguais ao envelope original que está sendo calculada a diferença. Caso seja encontrado, o valor será abatido do desconto calculado pela diferença, e o valor restante será gravado no Histórico de Assistência à Saúde (tabela PFHSTASSMED).

6º Passo: Acesse agora o cadastro do funcionário para verificar inserção de valores no histórico de assistência saúde.

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7º Passo: Acesse o Gerador de Relatório.

Importe o relatório “9.003.018-Exportação de Hst Assistência Saúde.RRM”, executando o seguinte procedimento:

Clicar no ícone Importar Relatório

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Selecionar o relatório e clicar em abrir.

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Obs.: A pasta Relatório está localizada dentro da pasta de instalação do RM Labore.

Em versões 10.83 tem o caminho padrão: C:\CorporeRM\RMLabore\Relatórios

Em versões 11.12 ou superiores tem o caminho padrão:

C:\totvs\CorporeRM\RMLabore\Relatórios

8º Passo:

Gere o relatório 9.003.018-Exportação de Hst Assistência Saúde.RRM

Clicando em Visualizar Impressão:

clip_image013

Defina um nome de arquivo para gerar o relatório e clique “ok”, conforme exemplo:

(sugestão, para cada mês que for gerado salve o arquivo com o nome do mês)

clip_image015

Será aberta a opção de criação de filtro. Defina o filtro conforme exemplo:

(sugestão, deve-se incluir o filtro para cada mês que estiver gerando)

clip_image017

Clicando em “OK” será gerado o arquivo no local que foi definido e com o nome que foi definido.

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9º Passo:

Faça logout no sistema.

10º Passo: Faça login no sistema com o Alias da base oficial.

11º Passo: Efetue a importação do arquivo “HistoricoAssist_janeiro.txt”

Acesse o módulo, Utilitários Importação de dados RM Labore.

Na aba Funcionários, sub-aba Históricos existe o campo “Histórico de Assistência à Saúde”.

clip_image021

Proceda a importação clicando em “Importar”.

12º Passo:

Verifique que no cadastro do funcionário no Histórico de Assistência Médica, a informação importada, no caso para o mês janeiro, conforme exemplo.

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13º Passo:

Realize o procedimento novamente para os demais meses do ano.

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