terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Como Fazer: Gerar Atendimento via consulta SQL

Produto: TOTVS Gestão de Relacionamento com o Cliente Versão: 10.80

Processo: Gerar atendimento a partir de uma consulta SQL

Subprocesso: Execução associada a um serviço do RM Agilis

Gerar Atendimento via consulta SQL

A partir da versão 10.80 do RM Agilis é possível criarmos atendimentos a partir de um consulta SQL.

Esta consulta poderá ser executada a partir de um serviço do RM Agilis e tem como principio facilitar o trabalho daqueles clientes que precisam criar determinados atendimentos de forma rotineira.

Desenvolvimento/Procedimento

1. Criar a consulta SQL de acordo com a demanda existente. Exemplo: Preciso criar atendimentos para os 10 principais clientes de minha empresa ou criar atendimentos para os 10 alunos que apresentam pendências financeiras na instituição e assim por diante, baseando-se sempre na demanda existente de cada caso.

    Acesse: Utilitários / Consulta SQL / Criar Consulta SQL

2. Associar a consulta SQL criada ao serviço do RM Agilis para que seja possível criar os atendimentos

  • Qualquer consulta que retorne dados pode ser associada ao serviço e conseqüentemente ser utilizada para gerar atendimentos.

         Exemplo: SELECT TOP 10 NOME FROM FCFO

         Acesse: Utilitários / Serviços / Gerar Atendimentos a partir de uma consulta SQL

3. Realizar a parametrização necessária para a criação dos atendimentos, assim como a definição dos valores a serem definidos para cada campo. A tela abaixo apresenta quais campos deverão ser mapeados para que os novos atendimentos passem a respeitar os valores aqui cadastrados.

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  • Caso a sentença SQL possua algum parâmetro, o mesmo poderá ser utilizado para valorar os campos Assunto, Solicitação e Código da Sentença.
  • Para definirmos os parâmetros a serem utilizados no campo Assunto ou Solicitação segue um roteiro para exemplificar: Suponhamos que para este cenário a sentença utilizada seja:

    SELECT CODCOLIGADA,CODLOCAL,CODATENDIMENTO,CODCLIENTE,CODPRODUTO,

    CODCLASSIFICACAO,CODGRUPOATENDIMENTO,CODTIPOATENDIMENTO

    FROM HATENDIMENTOBASE

    WHERE CODCOLIGADA = :PARAMETRO1 AND CODATENDIMENTO = :PARAMETRO2

    E o texto a ser utilizado no campo Assunto seja “Atendimento aberto pelo processo de Gerar atendimento a partir de um registro onde no registro a coligada é {0} a localidade é {1} e o atendimento é {2}”, para definir esses parâmetros será necessário clicar no botão de Parâmetros do Assunto, que irá ler todos esses parâmetros no nosso caso são {0},{1},{2}, e irá possibilitar definirmos valores com os resultados da sentença sql + o default, seriam eles: Default (Data Atual, Coligada Atual, Usuário Logado) e retorno da sentença que no nosso caso é (CODCOLIGADA,CODLOCAL,CODATENDIMENTO,CODCLIENTE,CODPRODUTO,CODCLASSIFICACAO,CODGRUPOATENDIMENTO,CODTIPOATENDIMENTO).

  • Caso seja definido algum Grupo e Tipo de Atendimento é possível definir o que os atendimentos já entrem na Primeira Etapa definida neste Fluxo.
  • Os campos Cliente do Atendimento e Produto do Atendimento devem ser valorados com o código do cliente e código do produto que serão retornados na consulta, pois, estes valores serão comparados com os códigos já existentes na base. Logo ao montar a consulta, é necessário retornar estes dois valores sempre, pois somente assim estes campos serão valorados da maneira correta. Caso o código retornado não exista na base, os atendimentos serão criados, mas os campos não serão valorados.

         Acesse: Utilitários / Serviços / Gerar Atendimentos a partir de uma consulta SQL

4. Após a parametrização é possível definir o agendamento deste SERVIÇO, escolhendo se mesmo será executado naquele momento somente ou se será executado de período em período conforme a tela abaixo.

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Descrição do Processo

  • Após efetuar a parametrização acima o serviço será executado como um JOB do RM Agilis e os atendimentos serão gerados e repassados aos atendentes conforme definido no processo.

 

Informações Adicionais

É importante entender que uma vez que o JOB foi criado, não é possível mais editar o mesmo.

Caso exista a necessidade de um novo agendamento ou uma nova parametrização é necessário criar um novo serviço como explicado acima e se necessário cancelar o memo.

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