quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Como Fazer - Classificação de candidatos no Processo Seletivo

Produto: TOTVS Educacional                                                       Versão: 11.20

Processo: Classificação de candidatos no Processo Seletivo

Classificação de candidatos no Processo Seletivo

people O objetivo do processo de classificação é gerar o resultado do processo seletivo. Após a sua execução será possível para a instituição emitir as listagens de candidatos classificados e desclassificados.

Acesse: Processo Seletivo / Processos / Classificação de candidatos

Para classificar uma área ofertada, o usuário poderá utilizar uma das seguintes três formas: “Classificação por Nota”, “Classificação Manual”, “Classificação por Ordem de Inscrição”.

clip_image002[6]

personal-green 1- Classificação por Nota

Para executar a classificação por nota, primeiramente será necessário definir a etapa e as áreas ofertadas que serão classificadas. Poderá ser selecionada uma ou mais áreas ofertadas.

clip_image002[8]

Em seguida será apresentado ao usuário o passo no qual terá que selecionar a origem das notas que serão utilizadas na classificação. Para a “Classificação por Nota”, o sistema deverá ter sido alimentado com as notas dos candidatos que poderá ser feita de três formas:

clip_image002[10]

forward-alt a- Provas já Corrigidas no TOTVS Avaliação e Pesquisa:

Essa forma de obtenção de notas exigirá que os candidatos já estejam vinculados às provas do TOTVS Avaliação e Pesquisa e as respostas dos candidatos já estejam introduzidas no sistema com auxílio do processo Importar Gabaritos. Após a importação das respostas, a correção de cada uma das provas deverá ser feita utilizando a funcionalidade de correção do TOTVS Avaliação e Pesquisa. O índice de acertos dos candidatos gerado na correção constitui a pontuação a ser usada na classificação.

forward-alt b- Entrada Manual de Notas:

Essa forma de obtenção de notas exigirá que os candidatos já estejam vinculados às provas do TOTVS Avaliação e Pesquisa e as notas serão obtidas da entrada manual por notas. Essa entrada é possível de ser acessada pelo menu “Processo Seletivo à Tabelas auxiliares à Notas do Candidatos por Prova” ou pelo menu “Processo Seletivo à Tabelas auxiliares à Notas das Prova por Candidato”.

forward-altc- Arquivo de Notas:

Essa forma de obtenção de notas exigirá que os candidatos já estejam vinculados às provas do TOTVS Avaliação e Pesquisa. A instituição tem a opção de utilizar meios de correção de provas extra-sistema. Dessa forma, a obtenção de notas não passará pela execução do processo “Importar Gabaritos”. Ou seja, os gabaritos não serão lidos para o sistema e a funcionalidade de correção do TOTVS Avaliação e Pesquisa não será utilizada. Neste caso será necessário gerar, de alguma forma, um arquivo TXT no layout “Arquivo de Notas”. Conforme o layout, nesse arquivo não constará as respostas e sim as notas totais já computadas para cada uma das provas. O layout limita a nove o número de notas possíveis de serem informadas para cada candidato.

Importante: durante o processamento da classificação ocorre a tentativa de se obter a nota de cada uma das provas através da forma escolhida. Quando não é encontrada uma nota através de tal forma de obtenção, considera-se que a prova foi zerada.

Após escolher a forma de obtenção de notas, será possível optar por considerar ou não o registro de presenças/ausências de candidatos na classificação:

clip_image002[12]

A situação do registro de presenças será consultada quando for marcada a opção

“Consultar o registro de presença de candidatos”. O sistema não permitirá avançar se forem localizados candidatos, cuja inscrição não esteja cancelada e não constem registros de presenças/ausência nas áreas que serão classificados. Ou seja, será necessário que todos os candidatos ativos das áreas ofertadas tenham sido alocados e tenham passado pelo processo “Registrar presença de candidatos”.

Quando estiver sendo considerado o registro de presenças, os candidatos para os quais for constatada ausência em algum dos dias de seleção serão desclassificados por esse motivo.

Após conclusão do assistente, o sistema irá proceder com classificação de acordo com as parametrizações do usuário. O processo de classificação por nota levará em conta:

  • A etapa;
  • Utilização de fórmula de cálculo de nota (cadastro de área de interesse ofertada, informações complementares, Fórmula para cálculo de pontuação)
  • Critérios de desempate;
  • Participação de treineiros;
  • Não comparecimento no dia das provas (Opcional);
  • Desclassificar quando a nota obtida em alguma prova for zero? (cadastro de área de interesse ofertada, provas da etapa, configurações da prova);
  • Desclassificar quando a nota obtida for abaixo do mínimo exigido? (cadastro de área de interesse ofertada, provas da etapa, configurações da prova).

Quando a área oferta possuir mais de uma etapa, será verificado se a etapa que está sendo classificada é a última etapa da área ofertada. Quando for, os candidatos classificados terão seu status alterado para “Classificado para chamada”. Se a etapa não for a última, o status do candidato será alterado para “Classificado para a próxima etapa”.

Quando se tratar de uma nova execução da classificação em uma determinada etapa, será considerada a colocação do último candidato que foi classificado nela em execuções anteriores. Por exemplo, se nas execuções anteriores já tiver sido classificado até a 50ª colocação, na próxima execução o melhor classificado terá a 51ª colocação e assim por diante.

Os candidatos que se inscreverem como treineiros não serão exibidos na listagem de resultados do processo seletivo. Estes candidatos não serão classificados, apenas terão sua pontuação apurada e gravada.

O cálculo da pontuação total que será usada para classificar o candidato pode ocorrer de duas formas:

forward-alt 1- Cálculo Fixo: será aplicado quando não for informada no cadastro da área ofertada uma fórmula a ser usada. As notas obtidas pelo candidato em cada uma das provas serão somadas.

forward-alt 2- Cálculo por fórmula: será aplicado quando for informada no cadastro da área ofertada uma fórmula a ser usada. A criação de fórmulas deverá ser feita através do cadastro de fórmulas de Globais disponível no menu "Cadastro => Fórmula". Uma vez criada, uma fórmula passará a estar disponível na lookup "Fórmula para cálculo de pontuação" no cadastro de área ofertada.

No editor de fórmulas existe um conjunto de funções que permitem a construção das fórmulas. O nome dessas funções inicia com "PS" e servem para obtenção de dados dos candidatos e suas provas realizadas no momento de apuração da nota pelo processo de classificação.

Tanto o cálculo fixo como o cálculo por fórmula resultam na pontuação utilizada para classificar o candidato. Ou seja, o candidato cujo cálculo resultar na maior pontuação será o melhor colocado e assim por diante. Após o cálculo da pontuação, se houver empate, será considerado melhor colocado o candidato que, na ordem expressa:

Ordem

Descrição

1

Obtiver a maior nota na prova com maior prioridade de desempate (cadastro de área de interesse ofertada, provas da etapa, configurações da prova, campo prioridade de desempate). Exemplo: uma prova com prioridade 1 tem prioridade de desempate maior que outra prova com prioridade 2.

Caso o empate persista na primeira prova, o processo irá comparar as próximas provas, sempre respeitando a prioridade de desempate.

2

For o candidato mais velho (maior idade considerando dia e mês de nascimento).

3

Houver se inscrito primeiro no processo seletivo (menor número de inscrição).

personal 2 - Classificação Manual

A “Classificação Manual” é uma forma de classificação altamente flexível na qual o usuário é o responsável por digitar o status, a classificação e as notas dos candidatos. Nela não necessita vincular o candidato a nenhuma prova. Ela é utilizada somente para áreas sem etapas cadastradas. Quando o usuário optar por essa forma de classificação, o assistente exibirá a listagem dos candidatos inscritos nas áreas:

clip_image002[14]

Nessa interface o usuário deverá fornecer os dados de cada candidato para cada uma das áreas ofertadas que deseja classificar. Ao selecionar a área, no grid será listado somente os candidatos inscritos nela.

A interface ainda disponibiliza para os usuários os botões “Limpar”, “Classificações” e “Ocultar/Exibir candidatos chamados”. O primeiro permite que o usuário retorne o valor do status de todos os candidatos para “Inscrito para Seleção”. Ele permite também que todos os valores preenchidos para “Classificação” e “Pontuação” sejam excluídos.

O botão “Classificação” permite que a “Classificação” de cada candidato seja preenchida automaticamente de três formas:

forward-alt 1- De acordo com a ordenação do Grid:

Primeiramente os candidatos que estiverem com o status “Inscrito para seleção” terão o status alterado para “Classificado para chamada”. Em seguida todos os candidatos com que estiverem com o status “Classificado para chamada” terão a “Classificação” preenchida de acordo com a posição do candidato no grid.

forward-alt 2- De acordo com a pontuação:

Todos os candidatos que tiverem “Pontuação” terão o campo “Classificação” preenchido. O preenchimento da “Classificação” ocorrerá da maior para a menor “Pontuação”. Dessa forma, o candidato melhor classificado será o que tiver maior pontuação. Caso existam candidatos com a mesma pontuação, o sistema definirá aleatoriamente quem será mais bem classificado.

forward-alt 3- De acordo com o número de inscrição:

Primeiramente os candidatos que estiverem com o status “Inscrito para seleção” terão o status alterado para “Classificado para chamada”. Em seguida estes candidatos serão classificados de acordo com a ordem de inscrição. Ou seja, candidatos que se inscreveram primeiro serão os melhores colocados.

O botão “Classificação” disponibiliza também o menu “Sugerir próximo número de classificação”. Quando essa opção estiver selecionada, sempre que o usuário posicionar o cursor no campo “Classificação”, se este estiver habilitado e ainda não tiver sido preenchido, será mostrado um menu de contexto sugerindo a próxima classificação, conforme a ilustração abaixo:

clip_image002[16]

As três opções de preenchimento automático irão considerar se já foi rodada a classificação anteriormente. Caso tenha sido, o preenchimento irá iniciar a seqüência de classificação a partir do último colocado nas classificações anteriores. Será considerado também se o processo seletivo foi configurado para utilizar controle de vagas. Nesse caso, o preenchimento automático, mesmo existindo mais candidatos, somente irá classificar um número de candidatos igual ao número de vagas disponíveis na área ofertada. O botão “Ocultar candidatos chamados” esconde ou mostra, no grid, os candidatos que já tiverem sido convocados em alguma chamada.

Para validação dos dados informados deverá ser clicado no botão

clip_image002[18]

A classificação feita para uma área ofertada será considerada válida quando:

- O campo “Classificação” for preenchido para todos os candidatos classificados como “Classificado para chamada ou “Classificação pendente”.

- Não existirem candidatos com o mesmo valor para a “Classificação” (1,1,)

- Não Existirem candidatos mantidos como inscritos no grid.

- Não Existirem intervalos vagos na seqüência de classificação (1,3,6).

Quando a classificação for válida, o sistema informará o usuário e o ícone indicador de status será alterado do símbolo de alerta na cor amarela para o símbolo de validado na cor verde.

Para que seja possível avançar para a etapa de conclusão, será necessário que ao menos uma área ofertada da lista esteja validada.

personal-red 3 - Classificações por Ordem de Inscrição

Das três formas de classificação, essa é mais simples. Esta poderá ser usada somente se o processo seletivo estiver marcado para utilizar “Controle de Vagas”.

Ao escolher essa forma de classificação, o usuário precisará apenas definir no passo seguinte qual ou quais as áreas ofertadas ele irá classificar dessa forma. Essa forma de classificação consiste apenas em preencher o campo “Classificação” de todos os candidatos que tiverem o status “Inscrito para seleção” na área ofertada. O primeiro colocado será o primeiro candidato a ter se inscrito na área ofertada e assim por diante. Se existirem candidatos classificados anteriormente, a colocação irá respeitar a seqüência das execuções anteriores.

Após concluir o processo será exibido um Log notificando o resultado do processamento

clip_image002[20]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RSS Reader