terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Como Fazer – TOTVS Obras e Projetos – Importação de dados RM ORCA para TOTVS Obras e Projetos

Produto: TOTVS Obras e Projetos Versão: 11.20

Processo de Negocio: Construção e Projetos

Processo do Sistema: Conversão de Dados

Subprocesso: Importar dados do RM ORCA para TOTVS Obras e Projetos

Introdução

Este como fazer traz o passo a passo e indicações para preparar os dados para uma importação do RM ORCA para o TOTVS Obras e Projetos bem como o procedimento de importação de tais dados.

Informações preliminares:

Para que o processo de importação de dados entre os sistemas seja possível é necessário converter os dados do RM ORCA para versões a partir da versão 5.xx.

Para efetuar a importação dos dados do RM ORCA é necessário que todos os projetos estejam fechados.

O RM ORCA e o TOP (TOTVS Obras e Projetos) possuem formas diferentes de se calcular o projeto. Portanto, para que os valores fiquem iguais é necessário parametrizar o RM ORCA para a nova forma de cálculo, no módulo 1.6, parâmetro “Novo Arredondamento”.

Obs.: Quando uma tarefa tiver o BDI diferenciado, o valor da tarefa no RM ORCA poderá ter valores diferentes do que o TOP, pois o RM ORCA altera o coeficiente, ou a produção por hora para que se aplique o BDI diferenciado. já o TOP aplica a taxa do BDI diferenciado diretamente sobre o valor unitário da tarefa, provocando pequenas diferenças de arredondamento.

0000021-1

0000021-2

A forma de aplicação das leis sociais, no RM ORCA, deve ser sobre o custo unitário.

0000021-3

Recomenda-se a execução da opção “Acerto de arquivos” existentes nos módulos 6.2.4, 6.2.5, 6.2.6 e 6.2.7 do RM ORCA para corrigir eventuais problemas existentes nos campos da base de dados que serão importados.

0000021-4

No local onde está o diretório do projeto, deverá ter disponível, no mínimo, o mesmo espaço em disco necessário para o backup, pois durante a conversão será criado um diretório temporário (PROJ01.$$$). Se esse diretório existir não será permitida nova conversão do mesmo.
Se o equipamento no qual estiver instalado for um NT Workstation o diretório temporário não será excluído, pois o NT não permite. Cabendo ao usuário a exclusão desse diretório ao fim da conversão. Se esse diretório existir, não será permitida nova conversão do mesmo.

Os campos livres do projeto do RM ORCA são convertidos com exceção da descrição dos mesmos. A descrição dos campos livres do projeto não é convertida, pois cada projeto importado pode ter uma descrição diferente. Os campos livres de obra e de composições são convertidos automaticamente.

Caso exista alguma tarefa que possua um serviço associado e a mesma seja filha de outra tarefa que também possua um serviço associado, ela não será importada.
Se as tarefas 001.01.01 e 001.01.01.01 possuírem uma composição associada, a tarefa 001.01.01.01 não será importada e ficará registrada no log de importação.

Formas de importar dados do RM ORCA

São 2(duas) formas diferentes de se importar dados do RM ORCA:

1) Origem dos dados com o RM ORCA instalado:

0000021-5

Após a importação, calcule o projeto.

2) Origem dos dados sem o RM ORCA instalado:

0000021-6

Desenvolvimento/Procedimento (Conversão dos dados)

Defina quais os itens a serem importados: Parâmetros, Grupos de Custo, Unidades, Insumos, Composições, Obras, Itens de Planilha, Cronog. Previsto, Cronog. Realizado, Medições, Dados do PERT (datas de início / fim programadas, realizadas e determinadas, data de folga programada e duração de cada tarefa), Ligações do PERT (cadeia de tarefas sucessoras), Descrição completa de insumos e Descrição completa de composições. Esses itens correspondem às tabelas do RM ORCA e serão importados nessa ordem.

Os campos Moeda, Centro de custo, Filial e Departamento são obrigatórios e são solicitados no início da conversão, portanto, já devem ter sido cadastrados no TOTVS Obras e Projetos.

Setar Preços Importados: Opção para setar como ativo os preços importados.
Desmarcar esta opção agiliza o processo de importação. Após a importação pode-se ativar os preços através do menu Opções / Alteração Geral de Insumos.

Manter Associação de Insumos: Opção para manter o insumo que está associado a alguma tarefa na planilha do RM ORCA. Caso esta opção esteja desmarcada a tarefa será importada sem a associação com o insumo e o valor unitário do mesmo será colocado como valor cotado.

Converte Acentuação feita no DOS: Opção para que, durante a importação dos dados, seja solicitado o caractere correspondente ao acentuado ou ao caractere cujo código na tabela ASCII que esteja fora do limite compreendido entre 32 e 125.
Se o caractere acentuado correspondente for informado uma vez, na importação dos outros insumos, será feita a troca automaticamente.

Habilitar máscara para insumos: Marque essa opção se desejar definir uma máscara antes da conversão. Após a conversão a máscara não poderá ser alterada, pois só é possível alterar a máscara quando não existem insumos cadastrados. Ao marcar essa opção, informe a máscara dos insumos.

Se a máscara não for informada o campo de código de insumo será preenchido do jeito que estiver cadastrado no projeto a ser importado, utilizando, no máximo, 20 caracteres.
O código do insumo pode possuir caracteres numéricos, alfanuméricos, alfas. Esses caracteres são representados pelos seguintes símbolos:

# - Caracteres Numéricos
L - Caracteres Alfas (letras de A a Z)
A - Caracteres Alfanuméricos (letras de A a Z e números de 0 (zero) a 9)
/ : - , . ( ) espaço em branco - Caracteres separadores

Exemplo:
Se a máscara for ##.##, o código do insumo será dois números, o ponto como separador e mais dois números, como 01.33.
Se a máscara for L#.##, o código do insumo será uma letra e um número, o ponto como separador e mais dois números, como A1.33.

Se a máscara for A#.##, o código do insumo será um número ou uma letra para o primeiro caractere, um número para o segundo caractere, o ponto como separador e mais dois números, como A1.33 ou 91.33.

Quando um caractere do código a ser importado não estiver de acordo com a máscara será solicitado um código correspondente para a posição em que ele se encontra.
Caso a máscara seja definida com caracteres numéricos e o código a ser importado seja um caractere alfa será solicitado o código correspondente, ou seja, se a máscara é numérica e o código a ser importado é A00001, ao informar como código correspondente ao A o número 9, todos os insumos que possuam esse caractere nessa posição, terão o A substituído por 9.
O contrário também pode ocorrer. A máscara pode ser definida com caracteres alfa e o código a ser importado ser um caractere numérico.

0000021-7

Observações:

A quantidade total de insumos, composições e tarefas a serem importadas, que aparece na janela de importação, inclui também registros que já foram excluídos. Portanto, não se deve conferir esse valor com o número de registros que foram importados.

Log de Importação:

Todos os problemas ocorridos na importação são registrados no log de erros.

Outros detalhes:
Os grupos de custo com descrições iguais serão criados separadamente, ou seja, com códigos diferentes.

Quando um projeto é convertido do RM ORCA, o mesmo fica sem histórico de posição (Em Andamento, Concluído, Paralisado ou A Executar) definida. Ao abrir um projeto sem histórico de posição, o mesmo será considerado como se estivesse com a posição A Executar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RSS Reader