quarta-feira, 10 de março de 2010

TOTVS Framework – Customizando Workflow

A partir da versão 10.80 estará disponível, nos aplicativos RM, o novo recurso de execução de Workflows. Os Workflows poderão interagir em vários pontos dos sistemas permitindo, por exemplo, a validação customizada dos dados de um cadastro de forma fácil e intuitiva.
Um Workflow é um encadeamento de várias atividades do sistema, atividades estas que representam uma etapa na execução do Workflow, recebendo como parâmetros os dados pertinentes a sua execução e repassando posteriormente os seus dados processados a outras atividades subseqüentes. Já serão disponibilizadas várias atividades padrões tais como: execução de uma sentença SQL, leitura e gravação de dados, manipulação do fluxo do Workflow, entre outras.
Os Workflows poderão ser desenvolvidos em várias etapas do ciclo do software, podendo ser disponibilizados pelos analistas dos produtos, sendo distribuídos como parte integrante dos módulos pela área de customização, como venda de serviços ou pelos próprios clientes como aprimoramento de seus processos específicos a seu negócio.
clip_image001
clip_image002
Para saber mais, clique nos links abaixo e assista aos vídeos deste informativo!
Introdução aos Recursos do Workflow
Este vídeo demonstra passo a passo como podemos usar o Workflow para fazer uma validação antes de salvar um cadastro do sistema.
Enviando e-mails através de um Workflow
Vamos demonstrar como é possível enviar um e-mail quando algum campo de um cadastro é alterado.
Alterando o valor de um campo complementar pelo Workflow
Neste vídeo vamos calcular o valor de um campo complementar do cadastro de Cliente/Fornecedor no momento em que um lançamento financeiro é salvo.
Validação de CEP pelo Mashup usando o Workflow
Mostra como se deve fazer para validar um CEP usando os recursos de Mashup para consultar se o CEP é válido nos correios.
Criação de coluna na visão usando o Workflow *
Este vídeo mostra como trabalhar com dados de vários registros do sistema usando o Workflow. Nele iremos adicionar uma coluna nova na visão usando os dados de uma Consulta SQL.
Execução de Processos através do Workflow *
Mostra como executar processos do sistema dentro de um Workflow, neste vídeo mostraremos como encadear a execução de 2 processos no mesmo Workflow.
* Alguns recursos utilizados nestes vídeos estarão disponíveis a partir do 1º Patch da Versão 10.80.

9 comentários:

  1. André,
    Muito bom o artigo.
    Pergunta. Além de validar o CEP com os mashups, como faço para retornar na tela o endereço, bairro, cidade e UF na tela de Alunos?
    Grato.
    Andrey H L Barbosa

    ResponderExcluir
  2. Olá Andrey.
    O problema nesse caso é que não existe um cadastro publico com dados de alunos. Por isso não é possível retornar dados de alunos.
    Normalmente esse tipo de integração pode ser feito no cadastro de clientes/fornecedores que estã associados aos responsáveis financeiros dos alunos.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Como faço para conseguir mais material? Tenho uma demanda deste recurso para enviar um e-mail para contas especificas quando um orçamento na empresa for superior a R$ 5.000,00 para acompanhamento dos supervisores.
    Assisti o video para envio ao alterar limite de credito para o cliente, só que não consegui absorver ao ponto de fazer filtragem por movimento especifico tipo 2.1.00.

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  4. Basta na consulta SQL do workflow montar um Select que filtre movimentos do tipo de movimento desejado: "2.1.00"

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,

    Estou elaborando um Relatório, através do Gerador do RM Nucleus. Antes de ser gerado, porém, alguns parâmetros são solicitados ao usuário.

    Gostaria de saber se, quando preenchidos estes parâmetros, existe a possibilidade de associar uma Fórmula Visual para validar o preenchimento dos mesmos, para que só sejam impressos Relatórios válidos?

    Obrigada,

    Fernanda Cerqueira
    fernanda.cerqueira@totvs.com.br

    ResponderExcluir
  6. O ideal seria que houvesse uma atividade específica para o gerador de relatórios com as propriedades do relatório mais pertinentes publicadas de forma amigável. Se ela quiser, pode abrir um chamado de melhoria para implementar isso, acho que a solicitação é muito bacana e deveria ser feita.
    Para atingir hoje o objetivo proposto basta criar uma fórmula visual que use a atividade “Consultar parâmetros do processo”, que expõe todos os parâmetros de um determinado processo. No caso do relatório essa fórmula visual será disparada antes da execução do processo e após a obtenção dos parâmetros, sendo que um dos parâmetros do processo de geração de relatórios é um XML com os parâmetros do relatório informados pelos usuários (Parameters), onde poderá ser feita uma verificação do valor digitado para cada parâmetro e se o critério não for satisfeito pode ser usada a atividade de mensagem de erro para impedir a geração do relatório e informar ao usuário o motivo. Para auxiliar na estruturação dessa fórmula visual, podem ser usadas também as atividades que convertem um XML para tabela (e vice-versa) bem como a atividade que pesquisa expressões regulares.
    Nosso suporte está à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir na criação dessa fórmula visual e na utilização das atividades necessárias.

    ResponderExcluir
  7. Olá... É posivel fazer issto com o RM Solum? Eu gostaria de fazer issto para Aprovaciones de Solicitacoes de Armazem.

    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que nesse caso deseja configurar um comportamento como esse mas com o produto integrado ao Prtoheus.
      Nesse cenário a customização desse comportamento deve ser feita no Protheus.
      Mas é possivel por exemplo montar formulas visuais para monitorar informações no produto consultando outros bancos de dados.

      Excluir

RSS Reader