Produto: TOTVS Educacional
Versão: 10.80
Processo: Geração de Histórico de Aluno
Como fazer para gerar o Histórico das Disciplinas Escolares?
A Geração de um documento que comprove que o aluno cumpriu um determinado grupo de disciplinas e está apto ou habilitado em um curso é uma necessidade elementar de uma instituição de ensino.
Esse grupo de disciplinas pode ser do ensino Básico ou Superior, ou mesmo estabelecidos por decretos de lei distintos. O sistema TOTVS Educacional está preparado para atender a todos os modelos.
Como Fazer...
1. Cadastre os “Cursos do Histórico” e, em seguida, as “Séries do histórico” que farão parte do Histórico da Instituição de Ensino.
Exemplo:
- Ensino Fundamental e Ensino Médio
O Ensino Médio apresenta as seguintes Séries do histórico (1º Série, 2º Série e 3º Série).
Acesse Currículo e Oferta / Histórico /Cursos do Histórico. Em Anexos “Séries do histórico”.
2. Em seguida cadastre as “Partes do Histórico” e as “Disciplinas do histórico” para que seja possível realizar o cadastro do “layout de importação” presente nos “grupos de séries”.
Acesse Currículo e Oferta / Histórico /Partes do histórico.
Tais partes já são pré determinas pelo ministério da educação como:
- Base Nacional Comum
- Parte diversificada
Acesse Currículo e Oferta / Histórico /Disciplinas do histórico.
Realize o cadastro das disciplinas do histórico. Essas disciplinas são identificadas no histórico importado do aluno e serão associadas às disciplinas da grade do aluno posteriormente.
Mas, o que seriam as Disciplinas do Histórico e porque não usar as mesmas disciplinas da grade do aluno?
Exemplo: Temos as seguintes disciplinas da grade do aluno:
- Português
- Redação
No entanto no Histórico do Aluno apresentará apenas a disciplina Língua Portuguesa, assim unificamos mais de uma disciplina ou mesmo disciplinas com nomenclaturas diferentes em uma única Identificação.
3. Nessa etapa definiremos os “Grupos de Série”, nos quais serão determinados o “Layout de importação” de disciplinas para o histórico com suas respectivas posições.
Acesse Currículo e Oferta / Histórico /Grupos de Séries /Séries.
Vincule o “Curso” e suas “Séries” respectivas.
Acesse Currículo e Oferta / Histórico /Grupos de Séries /Layout de importação.
Determine qual a parte do histórico e posição de cada disciplina do histórico.
4. Vincule as “Disciplinas do histórico” no cadastro de disciplinas (grade, etc.).
Acesse Currículo e Oferta / Disciplinas.
5. Vincule o “Curso” e o “Período do histórico” no cadastro do curso.
Acesse Currículo e Oferta /Curso /Séries.
6. Assim com todos os cadastros necessários é possível fazer a “Geração do histórico”.
Acesse Matrícula e Avaliação /Geração do histórico.
Faça o filtro do aluno e/ou curso e/ou Período letivo e/ou etc.
Escolha os parâmetros para importação.
Processo executado com sucesso.
Informações Adicionais
Para que a “Geração do Histórico” (“Importação”) do aluno possa ocorrer corretamente é necessário que o aluno tenha os seguintes pré-requisitos:
- Matrícula em disciplinas;
- Nota/Falta na etapa final;
- Status de resultado final que indica aprovação;
Sempre que houver a inclusão de uma disciplina diversificada que deva aparecer no histórico, a disciplina deve passar pelo mesmo processo de cadastro das “disciplinas do histórico” tendo muita atenção a ordem de apresentação da mesma.
OBRIGATORIAMENTE deverá ser preenchido o campo TIPO de matricula dentro das disciplinas matriculadas, caso contrario as disciplinas não serão importadas para o historico pois a consulta interna que o sistema faz até a versão 11.40.55.102 compara as seguintes tabelas e campos:
ResponderExcluirSMATRICULA.CODCOLIGADA =STIPOMATRICULA.CODCOLIGADA
SMATRICULA.TIPOMAT = STIPOMATRICULA.CODTIPOMAT