sexta-feira, 25 de junho de 2010

TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento - Os 10 principais benefícios do Controle Orçamentário

image O Controle Orçamentário consiste na Previsão Financeira das despesas e receitas de uma empresa e do Acompanhamento de sua realização, tendo com objetivo principal consistir e apontar as eventuais divergências entre os valores orçados e realizados.

Citamos como características e benefícios do Controle Orçamentário:

1. Gestão Orçamentária podendo ser controlada com uma estrutura hierárquica de até 4 níveis. *

Para permitir uma maior flexibilidade ao controle orçamentário da empresa, as gestão orçamentária pode ser elaborada  com até quatro níveis de informações, sendo hierarquicamente distribuídos da seguinte forma:

Centro de Custo

clip_image001Grupo Orçamentário

        clip_image002Natureza Orçamentária / Financeira

                 clip_image003 Período

O ‘Grupo Orçamentário’ é opcional e pode ser utilizado para agrupamento de valores orçados.

2. Cadastro específico de Natureza Orçamentária (ou Plano de Contas Orçamentário)

Utilizada para definir os tipos de receitas e despesas que serão tratados no controle orçamentário, a tabela de Natureza Orçamentária  pode ter uma codificação estrutura com níveis hierárquicos, ser  vinculada ao plano de contas contábil (contas de resultado) e também ser utilizada pelo setor financeiro na elaboração do fluxo de caixa da empresa;

3. Possibilidade de trabalhar com vários períodos orçamentários *

A previsão do detalhamento das despesas e receitas pode ter periodicidade e distribuição variável, o que favorece empresas que trabalham com diversas linhas de produtos e serviços e necessitam controlar o  orçamento em períodos diferenciados por linha de produtos e serviços.

4. Controle de valores do orçamento com até sete saldos financeiros

A empresa pode utilizar até sete saldos financeiros para controlar o orçamento, sendo dois deles opcionais que podem ser utilizados para adequação em processos específicos de cada empresa:

  • Valor Orçado,
  • Valor Opcional 1,
  • Valor Opcional 2,
  • Valor Excedente,
  • Valor Realizado,
  • Valor Recebido,
  • Valor Cedido.

5. Controle de alçada por Usuário e Centro de Custo

Possibilidade de alimentação descentralizada dos valores do orçamento e realização, além de manter um controle de segurança efetivo no processo orçamentário.

6. Valor realizado definido através de fórmula.

É possível definir o valor que irá afetar o orçamento através de fórmula, no qual facilita adequação a processos específicos de cada empresa;

7. Possibilidade de controlar o orçamento por ‘Centro de Custo Agrupador’ *

Um Centro de Custo pode ser definido como agrupador de outros Centros de Custos. O Centro de Custo agrupador concentra a utilização do orçamento para outros Centros de Custos vinculados a ele. Em uma movimentação que afeta o orçamento, sendo informado um Centro de Custo agrupado (filho) o orçamento afetado é definido pelo Centro de Custo agrupador (pai).

8. Possibilidade de Avisar, Barrar ou Bloquear as movimentações quando exceder o saldo do orçamento;

Quando um movimento que afeta o valor realizado não possuir saldo suficiente para o valor solicitado, podem ser configuradas três ações sobre o mesmo:

· Avisa  Uma mensagem é emitida informando ao usuário o valor excedente do orçamento e o movimento é salvo normalmente;

· Barra  Uma mensagem é emitida informando ao usuário o valor excedente do orçamento e o movimento não é salvo;

· Bloqueia  Uma mensagem é emitida informando ao usuário o valor excedente do orçamento e o movimento é salvo com status ‘Bloqueado’, que ficará aguardando liberação orçamentária para dar sequência ao processo.

9. Realocação e re-planejamento orçamentário, para liberação de movimentação bloqueada;

Os movimentos bloqueados por falta de orçamento podem ser liberados de forma rápida e segura através de um ‘Assistente de Realocação Orçamentária’ que apresenta os Centro de Custo / Natureza Orçamentária, cujo usuário tem permissão de acesso, que possuem saldo disponível no orçamento para que o usuário defina  como será a transferência dos valores.

10. Relatório que possibilita o acompanhamento da posição orçamentária da empresa.

A área responsável pela administração orçamentária da empresa pode, a qualquer momento, consultar a situação atual do orçamento, através de relatórios e gráficos padrões disponíveis para todos os clientes.

Conheça outros benefícios do TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento acessando nosso site.

* Novidades realizadas apenas para as bases de dados convertidas para o novo modelo de BackOffice.

Clique aqui e assista ao vídeo.

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