O Controle Orçamentário consiste na Previsão Financeira das despesas e receitas de uma empresa e do Acompanhamento de sua realização, tendo com objetivo principal consistir e apontar as eventuais divergências entre os valores orçados e realizados.
Citamos como características e benefícios do Controle Orçamentário:
1. Gestão Orçamentária podendo ser controlada com uma estrutura hierárquica de até 4 níveis. *
Para permitir uma maior flexibilidade ao controle orçamentário da empresa, as gestão orçamentária pode ser elaborada com até quatro níveis de informações, sendo hierarquicamente distribuídos da seguinte forma:
Centro de Custo
Natureza Orçamentária / Financeira
O ‘Grupo Orçamentário’ é opcional e pode ser utilizado para agrupamento de valores orçados.
2. Cadastro específico de Natureza Orçamentária (ou Plano de Contas Orçamentário)
Utilizada para definir os tipos de receitas e despesas que serão tratados no controle orçamentário, a tabela de Natureza Orçamentária pode ter uma codificação estrutura com níveis hierárquicos, ser vinculada ao plano de contas contábil (contas de resultado) e também ser utilizada pelo setor financeiro na elaboração do fluxo de caixa da empresa;
3. Possibilidade de trabalhar com vários períodos orçamentários *
A previsão do detalhamento das despesas e receitas pode ter periodicidade e distribuição variável, o que favorece empresas que trabalham com diversas linhas de produtos e serviços e necessitam controlar o orçamento em períodos diferenciados por linha de produtos e serviços.
4. Controle de valores do orçamento com até sete saldos financeiros
A empresa pode utilizar até sete saldos financeiros para controlar o orçamento, sendo dois deles opcionais que podem ser utilizados para adequação em processos específicos de cada empresa:
- Valor Orçado,
- Valor Opcional 1,
- Valor Opcional 2,
- Valor Excedente,
- Valor Realizado,
- Valor Recebido,
- Valor Cedido.
5. Controle de alçada por Usuário e Centro de Custo
Possibilidade de alimentação descentralizada dos valores do orçamento e realização, além de manter um controle de segurança efetivo no processo orçamentário.
6. Valor realizado definido através de fórmula.
É possível definir o valor que irá afetar o orçamento através de fórmula, no qual facilita adequação a processos específicos de cada empresa;
7. Possibilidade de controlar o orçamento por ‘Centro de Custo Agrupador’ *
Um Centro de Custo pode ser definido como agrupador de outros Centros de Custos. O Centro de Custo agrupador concentra a utilização do orçamento para outros Centros de Custos vinculados a ele. Em uma movimentação que afeta o orçamento, sendo informado um Centro de Custo agrupado (filho) o orçamento afetado é definido pelo Centro de Custo agrupador (pai).
8. Possibilidade de Avisar, Barrar ou Bloquear as movimentações quando exceder o saldo do orçamento;
Quando um movimento que afeta o valor realizado não possuir saldo suficiente para o valor solicitado, podem ser configuradas três ações sobre o mesmo:
· Avisa Uma mensagem é emitida informando ao usuário o valor excedente do orçamento e o movimento é salvo normalmente;
· Barra Uma mensagem é emitida informando ao usuário o valor excedente do orçamento e o movimento não é salvo;
· Bloqueia Uma mensagem é emitida informando ao usuário o valor excedente do orçamento e o movimento é salvo com status ‘Bloqueado’, que ficará aguardando liberação orçamentária para dar sequência ao processo.
9. Realocação e re-planejamento orçamentário, para liberação de movimentação bloqueada;
Os movimentos bloqueados por falta de orçamento podem ser liberados de forma rápida e segura através de um ‘Assistente de Realocação Orçamentária’ que apresenta os Centro de Custo / Natureza Orçamentária, cujo usuário tem permissão de acesso, que possuem saldo disponível no orçamento para que o usuário defina como será a transferência dos valores.
10. Relatório que possibilita o acompanhamento da posição orçamentária da empresa.
A área responsável pela administração orçamentária da empresa pode, a qualquer momento, consultar a situação atual do orçamento, através de relatórios e gráficos padrões disponíveis para todos os clientes.
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