Produto: TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento Versão: BackOffice |
|
Antes da migração do ambiente oficial para o novo modelo BackOffice, é recomendável validar todo o processo da empresa e em seguida focar nas informações abaixo:
Processo: Produtos:
1. Validação de pendências da conversão
o Acessar Utilitários -> Conversões -> Verificar Pendências da Conversão
o Identificador do produto -> Verificar nesta opção fórmulas e sentenças SQL com a utilização de identificador de produto (IDPRD) com valor fixo, devido a implementação do produto global, onde os produtos passaram a ter um novo número de identificador.
2. Validação de produtos já cadastrados na base
o Verificar se o IDPRD na tabela TPRODUTO está sequencial e único em todas as coligadas.
3. Inclusão de novos produtos:
o Incluir novos produtos, validar a obrigatoriedade dos campos em negrito, inclusive unidades de controle.
o Clicar com o botão direito do mouse em cima de campos não obrigatórios e marcar “Preenchimento obrigatório”, validar com esta informação preenchida e não preenchida.
o Realizar a cópia de produtos entre coligadas. Verificar o correto preenchimento dos dados na outra coligada, se o sistema está consistindo dados que não existem na coligada destino (como fabricante por exemplo).
o Validar a inclusão de produtos de lote, número de série e grade numerada.
4. Alteração/Exclusão de produtos
o Editar os produtos cadastrados na base de dados, validar campos obrigatórios.
o Tentar excluir produtos recém cadastrados e produtos já cadastrados e que possuem movimentações.
o Acessar Anexos – Movimentações do produto, e verificar a correta apresentação dos dados solicitados.
o Acessar Anexos – Saldos e custos e verificar a correta apresentação dos dados do estoque do produto.
o Validar a alteração/exclusão de produtos de lote, número de série e grade numerada.
5. Visão de produtos
o Validar os filtros já cadastrados para a visão de produtos, realizar novos filtros também.
o Selecionar mais de um produto, acessar o menu Processos e testar a Atualização de múltiplos registros, reajustar preço do produto, aplicar tributos ao produto e etc.
o Validar os menus de Anexo da visão do cadastro de produtos.
Processo: Cotação:
1. Inclusão da cotação (assistente de cotação):
o Incluir novas cotações através do assistente de cotação
o Verificar os produtos apresentados para serem cotados de acordo com o que foi definido no filtro.
o Verificar movimentos cuja solicitação de compras depende de aprovação para ser cotado. (apenas para tipos movimentos que trabalham com aprovação)
o Validar o processo utilizando uma cotação local (selecionando apenas uma filial) e também cotação geral (selecionando mais de uma filial).
2. Inclusão da cotação (após a inclusão pelo assistente):
o Clicar no ícone “Comunicar fornecedores”. Comunicar via impressão, envio de e-mail e via Web.
o Clicar no ícone “Registrar Orçamento” e preencher os dados de acordo com o orçamento de cada fornecedor.
o Calcular o quadro comparativo através do ícone “Calcular quadro comparativo”.
3. Edição da cotação
o Clicar no ícone “Registrar Negociação” para alterar valores negociados pelos fornecedores, (se necessário) e calcular o quadro comparativo novamente.
o Validar a exclusão de fornecedores clicando no item “excluir fornecedores”.(se estiver parametrizado para tal)
o Validar a exclusão de fornecedores sem produtos cotados clicando no ícone “excluir fornecedores sem produto cotado”.
o Validar a impressão do quadro comparativo simples, detalhado, em XML, em planilha e o envio do quadro comparativo por e-mail.
o Realizar a interferência sobre itens separadamente e também a interferência global. (Parametrizado nos parâmetros da cotação)
4. Geração da ordem de compras
o Gerar ordem de compras através do ícone “Gerar ordem de compras”.
o Gerar ordem de compras parcial.
o Gerar ordem de compras completa.
o Alterar o tipo de movimento ao gerar ordem de compras.
o Incluir item em uma ordem de compras de um fornecedor já existente.
5. Conclusão da cotação/ Cancelamento da Cotação / Exclusão da Cotação
o Para cotações parcialmente geradas, selecioná-la na visão de cotações, menu Processos – Concluir Cotação.
o Validar o cancelamento da Cotação.
o Validar a exclusão da Cotação.
6. Visão de Cotações
o Verificar as informações apresentadas pelo Filtro da Cotação.
o Validar os ícones apresentados na visão (Incluir, editar, excluir, cancelar, atualizar e etc.).
o Validar as opções de Anexo.
o Validar as opções de Processo.
Processo: Movimento:
- Inclusão de novos movimentos:
- Incluir, editar (alterar), testar comportamento do sistema (fórmula de consistência, base de cálculo, valores, defaults).
- Verificar rotina de vínculo de CTRC.
- Inclusão de movimento por cópia (todos os motivos de referência).
- Verificar Saldo dos produtos (Lote, Grade, Numero de Serie) após as movimentações.
- Alteração/ Exclusão/Cancelamento de movimento:
- Cancela/Excluir movimentos (que já estão na base de dados e movimentos novos) incluídos manualmente e outras rotinas (Ressuprimento, Cotação, RM Officina, Contrato, inventário e importação). Verificar comportamento do sistema após o cancelamento/exclusão de um movimento de destino.
- Cancelar/Excluir movimentos gerados por faturamento e por desdobramento que já estão na base dados e movimentos gerados por faturamento no novo modelo do BackOffice (verificar a abertura do movimento de origem e seus valores)
- Visão de Movimentos
- Validar/Alterar os filtros mais utilizados pelos Usuários, com o intuito de evitar a utilização de filtros com uma carga de dados muito grande (o que será impedido pela visão).
- Validar os novos filtros fixos de movimentos provenientes da conversão para o novo modelo: Série, Solicitação Pendente, Status, Por Cód Cli/For, Número do Movimento.
- Acessar o ícone de rastreamento de movimentos, verificando a apresentação dos dados conforme seus passos do processo de Faturamento ou Cotação.
- Verificar a apresentação das colunas da visão mais utilizadas pelos Usuários.
- Verificar as informações das colunas de ‘Status’ e ‘Status de Mov. de Compras’.
- Validar a apresentação de todas as Filiais no Filtro de Movimentações.
- Validar restrições de permissões de Usuários ao acesso de determinados Tipos de Movimentos.
- Validar o envio de e-mail para Cliente/Fornecedor e se necessário cópia para representante, transportadora, vendedor ou comprador.
- Validar os processos: Contabilizar Movimentos, Excluir Contabilidade e Estornar Contabilidade através do processo da visão de movimentos.
- Validar processo de Gerar Financeiro através da visão de movimentos (atentar ao parâmetro de faturar inclusão)
Processo: Faturamento:
- Faturar movimento já da base de dados e novos movimentos no novo modelo de faturamento parcial.
- Verificar o comportamento do faturamento em relação à variação da parametrização que influência na rotina de faturamento (principalmente parâmetros do passo “integração Compras/Vendas”)
- Validar a impressão de movimentos após salvar o movimento e na visão de movimentos (verificar parâmetros de impressão de documentos);
- Validar o processo de aprovação de movimentos, caso exista na empresa.
Processo: Integração Financeira:
- Inclusão do movimento:
- Verificar o lançamento financeiro após a geração do movimento. Observar valores, tributação, baixa automática de lançamento (Parâmetro emissão = vencimento).
- Alteração do movimento:
- Verificar o comportamento do sistema em relação ao lançamento após a alteração do movimento. Alterar condição de pagamento ou meio de pagamento, valores tabelas de classificação, histórico, rateio e etc. Efetuar o teste nos novos movimentos criados na versão e já da base de dados antes da migração. Atentar para a parametrização dos campos que afetam lançamento financeiro. Editar movimento com todos os lançamentos quitados.
- Faturamento do movimento:
- Verificar o comportamento do sistema em relação ao lançamento financeiro após o faturamento e se está de acordo com a parametrização (atentar para parâmetros do passo “faturamento”). Efetuar o teste nos novos movimentos criados na versão e já da base de dados antes da migração.
- Cancelamento/Exclusão:
- Verificar o comportamento após o cancelamento/exclusão do movimento.
Processo: Integração Contábil:
- Validação da pendência da Conversão
o Acessar Utilitários -> Conversões -> Verificar Pendências da Conversão
o Evento contábil -> Verificar nesta opção eventos contábeis no qual a aplicação é no item de movimento, origem da conta é tabelas de classificação/opcional e o tipo de movimento não utiliza tabelas de classificação/opcional.
- Inclusão do movimento
- Verificar o lançamento contábil após a criação do movimento. Testar todos os eventos contábeis no maior número de possibilidades a fim de validar todos os itens de eventos. Observar se necessário o rateio gerencial da conta contábil. Efetuar o teste nos novos movimentos criados na versão e já da base de dados antes da migração.
- Cancelamento/Exclusão:
- Verificar o comportamento após o cancelamento/exclusão do movimento.
- Alteração do movimento:
- Verificar os lançamentos contábeis após a alteração do movimento. Alterar default contábil, regerar contabilização. Efetuar o teste nos novos movimentos criados na versão e já da base de dados antes da migração. Atentar para a parametrização dos campos que afetam lançamento contábil. Editar movimento com contabilidade no lote zero.
- Integrar Lote:
- Integrar o lançamento contábil dos movimentos (antigos) e de novos movimentos (.net). Validar a origem após integração.
- Exclusão/Estorno:
- Testar exclusão e estorno contábil. Testar agrupamento e integração do lote em seguida testar alteração/exclusão do movimento.
Processo: Integração Fiscal:
- Inclusão do movimento:
- Incluir movimentos e verificar a tributação do item e/ou movimento. Observar o valor da base de cálculo, alíquota entre outros dados. Verificar a regra de seleção da natureza (item e/ou movimento).
- Alteração do movimento:
- Testar alteração de movimento e/ou Item. Alterar valores, Natureza (CFOP). Editar movimento já escriturado.
- Gerar escrituração fiscal:
- Gerar escrituração dos movimentos incluídos da nova tela do .net (Migrada) e de movimentos já da base de dados (tela antiga). Voltar escrituração dos novos movimentos e de movimentos já da base de dados.
Processo: Relatórios, Cubos e outros:
- Relatórios:
o Emitir todos os relatórios utilizados pela empresa e validar informações.
o Emitir relatórios dos movimentos já da base de dados (antes da migração) e dos novos movimentos (criados na nova tela) e validar informações.
o Emitir relatórios específicos de faturamento em relação ao novo modelo de faturamento parcial. Utilizar movimentos faturados/Recebidos já da base de dados e no novo modelo.
- Cubos:
o Idem acima.
- Outros:
o Analisar resultados da Ficha Física financeira e Custos dos Produtos.
Produto: TOTVS Gestão Contábil
Versão: BackOffice
Antes da migração do ambiente oficial para o novo modelo BackOffice, é recomendável validar todo o processo da empresa e em seguida focar nas informações abaixo:
Processo: Lançamentos Contábeis:
- Lançamentos em Lotes:
- Incluir e excluir lotes.
- Incluir, editar, excluir e alterar partidas dos lançamentos em lotes do Saldus.
- Verificar comportamento do sistema com tentativas de exclusões de lotes originados de outros aplicativos (ex: Lotes do RM Nucleus, RM Liber, etc).
- Verificar comportamento do sistema com alterações e exclusões de lançamentos e partidas originadas de outros aplicativos.
- Verificar nova funcionalidade disponível na criação do lote “Digitar Capa” (quando esta opção é marcada, o sistema não permitirá que o valor de débitos x créditos dos lançamentos dentro do lote ultrapasse o valor definido)
- Verificar se os lotes originados de outros aplicativos estão recebendo os lançamentos corretamente. Por exemplo, após contabilizar um movimento do RM Nucleus verificar se o lançamento foi gerado corretamente dentro do lote correspondente no RM Saldus, verificar se o valor da capa do lote está sendo atualizada corretamente.
- Agrupamento de lançamentos em Lotes:
- Realizar na visão de lotes o processo de agrupamento de lançamentos contábeis, realizar agrupamentos de lançamentos ou partidas utilizando as opções disponíveis, posteriormente verificar se o agrupamento foi feito corretamente .
- Integração de Lotes:
o Realizar a integração de lotes, o lote pode ser integrado total ou parcialmente, lembrando que não é possível integrar parte das partidas de um lançamento, todas as partidas de um lançamento serão sempre integradas, portanto na integração parcial de lotes os filtros utilizados devem ter a lógica com base em lançamentos.
o Realizar a integração simultânea de vários lotes, no novo modelo o sistema permite que vários lotes sejam selecionados na visão para posterior integração, selecione vários lotes na visão e realize a integração, posteriormente verifique se todos os lotes foram integrados corretamente.
- Bloqueio e desbloqueio de lotes:
o Verificar nova funcionalidade de bloqueio e desbloqueio de lotes, disponível no menu “Processos” na visão de lotes. (Se um lote fôr bloqueado somente o usuário que bloqueou o mesmo terá acesso ao lote).
- Diferenças de débitos x créditos:
o Realizar a inclusão de partidas nos lançamentos em lote e simular uma diferença de débitos x créditos, o lançamento deve ficar bloqueado enquanto existir diferenças. O controle de diferenças deixou de ser por data e passou a ser por lançamento (conjunto de partidas).Posteriormente tentar integrar este lote, o sistema não pode integrar lotes com lançamentos bloqueados, verificar qual será o comportamento do sistema.
- Emissão de relatórios após integração de lotes:
o Emitir relatórios (balancete, razão, etc) após a integração de lotes e validar os saldos apresentados, ou seja, verificar se os lançamentos existentes no lotes afetaram os saldos das contas corretamente após a integração.
- Lançamentos lote zero:
o Incluir, editar, excluir e alterar lançamentos e partidas criadas diretamente no lote 0.
o Verificar comportamento do sistema com alterações e exclusões de lançamentos e partidas originadas de outros aplicativos que se encontram no lote zero.
- Fórmulas de regras de inclusão de lançamentos e amarrações de lançamentos:
o Verificar se as fórmulas de regras de inclusões de lançamentos e amarrações de lançamentos estão funcionando corretamente no RM Saldus e também nos aplicativos de origem. Por exemplo, uma fórmula de regra de inclusão cadastrada e ativa no RM Saldus deve ser consistida no momento da contabilização de um movimento no RM Nucleus.
Processo: Fechamento de Período:
- Transferência de grupos Contábeis:
o Criar moldes de transferência de grupos contábeis e realizar a apuração de resultado do ano (Lucro ou prejuízo do período). Após realizar a apuração, verificar se o período foi encerrado corretamente, emitir um balancete para verificação.
- SPED Contábil:
o Testar geração do SPED Contábil e validar o arquivo no programa PVA.
Processo: Relatórios, Cubos e outros:
- Relatórios:
o Emitir relatórios contábeis/gerenciais antes da migração e após converter para o novo modelo emitir os mesmos relatórios para validação dos saldos e informações.
o Emitir todos os relatórios utilizados pela empresa no novo modelo e validar informações, dar uma atenção para os filtros e opções de impressão para verificar se o funcionamento está correto.
- Cubos:
o Idem acima.
Produto: TOTVS Gestão Patrimonial
Versão: BackOffice
Antes da migração do ambiente oficial para o novo modelo BackOffice, é recomendável validar todo o processo da empresa e em seguida focar nas informações abaixo:
Processo: Cadastro de bens:
- Inclusão/Alteração/Exclusão de bens:
- Incluir bens contabilizando a aquisição dos mesmos, após a inclusão dos bens verificar se o lançamento contábil foi gerado corretamente dentro do lote de aquisição do RM Bonum no RM Saldus.
- Alterar o valor de aquisição do bem, na pasta contabilização informar o mesmo valor de aquisição, após verificar se o lançamento contábil teve o valor alterado corretamente no lote do RM Bonum.
- Excluir os bens que possuem contabilizações em lotes, após acessar o RM Saldus e verificar se os lançamentos correspondentes foram excluídos do lote do RM Bonum.
Processo: Ocorrências/Transferências Físicas:
1. Inclusão/Exclusão de Ocorrências:
o Realizar ocorrências (baixas, acréscimos, transferências monetárias) contabilizando as mesmas e posteriormente verificar se as contabilizações foram geradas corretamente no lote do RM Bonum dentro do RM Saldus.
o Excluir as ocorrências que possuem contabilização e verificar se os lançamentos contábeis referentes foram excluídos do lote do RM Bonum no RM Saldus.
- Inclusão/Cancelamento de transferência física:
o Testar o processo de transferência física contabilizando por filial/centro de custo/localização/departamento. Após realizar a transferência verificar se a contabilização foi gerada corretamente no lote do RM Bonum no RM Saldus.
o Cancelar a Transferência física, após o cancelamento verificar se o lançamento contábil foi excluído do lote do RM Bonum no RM Saldus.
Processo: Integração da Depreciação:
1. Inclusão com o RM Saldus:
o Gerar a depreciação para o RM Saldus para determinado mês validando as opções disponíveis, após verificar se o lançamento contábil foi gerado corretamente dentro do lote do RM Bonum no RM Saldus.
Processo: Relatórios, Cubos e outros:
- Relatórios:
o Emitir relatórios (Razão Auxiliar, Relatório de Contabilização, Relatórios do Gerador) antes da migração, após converter a base de dados para o novo modelo emitir os mesmos relatórios para validação dos saldos e informações.
o Emitir todos os relatórios utilizados pela empresa após migração da base para o novo modelo e validar informações, dar uma atenção para os filtros e opções de impressão para verificar o funcionamento.
- Cubos:
o Idem acima.
Produto: TOTVS Gestão Fiscal
Versão: BackOffice
Antes da migração do ambiente oficial para o novo modelo BackOffice, é recomendável validar todo o processo da empresa e em seguida focar nas informações abaixo:
Processo: Lançamento Fiscal:
- Inclusão de novos Lançamentos:
- Testar o comportamento do aplicativo durante a inclusão de um novo lançamento fiscal de entrada/saída, com relação à tributação do ICMS e do IPI:
· Validar as regras de dependências previamente cadastradas;
· Cálculo automático do ICMS;
· Cálculo automático do IPI;
· Cálculo automático do Valor Contábil;
· Cálculo automático de Outros Tributos vinculados ao CFOP.
- Edição/Alteração de Lançamentos:
- Validar a consistência de lançamentos fiscais quanto:
· À rega de dependência;
· Ao cálculo do ICMS;
· Ao cálculo do IPI;
· Ao cálculo do Valor Contábil.
Processo: Integração com TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento:
- Inserção de Movimentos:
- Testar o comportamento do aplicativo durante a inclusão de um novo movimento de compra/venda, com relação às regras de dependências previamente cadastradas.
- Escrituração:
- Validar o processo de escrituração e estorno da escrituração dos movimentos de compra/venda.
- Nota Fiscal Eletrônica:
- Validar o envio/cancelamento de NF-e.
Processo: Apuração ICMS/IPI:
- Saldo Devedor/Credor:
- Efetuar o encerramento do ICMS e IPI e validar o valor apurado dos tributos ICMS e IPI.
Processo: Relatórios, Rotinas Legais, Cubos e outros:
- Relatórios:
o Emitir todos os relatórios utilizados pela empresa e validar informações geradas.
o Relatórios que consistam o Tipo de ICMS e/ou Tipo de IPI dos CFOPs.
- Rotinas Legais:
- Gerar todas as rotinas legais exigidas para a empresa e validar as informações geradas.
- Cubos:
o Idem acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário