Desenvolvimento/Procedimento Passo 1 Criar o WorkFlow Deve-se informar o nome do WorkFlow e a sua categoria. Feito isso iremos configurar o WorkFlow. OBS: é na categoria que informamos que perfil pode dar manutenção neste workflow. Passo 2 Configurar o WorkFlow Inserimos a Atividade “Se/Senão” Selecionamos a primeira opção da condição do “Se/Senão”, clicamos na aba “Propriedades” · Setamos a condição para “Condição de Regra Declarativa” · ConditionName, informamos um nome para a condição · Expression , deve ser inserido: this.Tables["FCFOCOMPL"]["COMPRADOR"].IsNull Esta expressão testa se o campo “FCFOCOMPL.COMPRADOR” esta Null. Inserir a atividade “Gerar Exceção” É nesta atividade que vamos inserir a mensagem quando o campo “FCFOCOMPL.COMPRADOR” estiver vazio. Acessando as propriedades da atividade “Gerar Exceção” , em “Mensagem do Erro” digitar a mensagem que será exibida quando a exceção se tornar verdadeira. No nosso caso: CLIENTE NÃO PODE SER SALVO COM O CAMPO "COMPRADOR" VAZIO !! Passo 3 Vincular o WorkFlow ao serviço destinado Para vincular o WorkFlow iremos na visão que se pretende inserir o controle, em nosso caso visão de Clientes/Fornecedores. Selecione o botão PROCESSOS / Workflows -> Gerenciar Iremos selecionar a opção de “Gatilho / WorkFlow”, que em nosso caso será selecionado “Antes de Salvar o Registro”. Em seguida iremos clicar no botão “Gatilhos” e escolher o WorkFlow criado e configurado anteriormente. Com isso concluímos a criação do WorkFlow e já podemos testar. Veja abaixo a imagem com a mensagem, quando tentamos inserir um cliente/fornecedor sem preencher o campo complementar “COMPRADOR”. |
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