Produtos: TOTVS Gestão de Pessoas e TOTVS Folha de Pagamento
Versão: 10.80
Processo: Lançamento de Benefícios na Folha de Pagamento do Funcionário
Introdução
Este “Como Fazer” tem o objetivo de demonstrar passo a passo, o lançamento de um benefício na folha de um funcionário. Explicando todos os detalhes que envolvem o processo que se inicia no TOTVS Gestão de Pessoas e termina no TOTVS Folha de Pagamento.
1. Cadastrar Benefício
No cadastro de Benefícios o benefício deve ser cadastrado e informado sua vigência, natureza, dentre outros dados.
Acesse: RMVitae / Cadastros / Controle de Benefícios / Benefícios.
Caso o Benefício seja Monetário os seguintes campos devem ser verificados na Pasta Parâmetros de Cálculo.
Origem Valor: Informar um valor ou fórmula para o cálculo do Benefício;
Gerar Ficha Financeira: Permite que o benefício seja lançado na folha de pagamento;
Tipo de Lançamento: Selecionar o tipo de lançamento para o benefício. Para gerar o cálculo do benefício no RM Labore o tipo de lançamento deverá ser igual ao tipo informado neste cadastro;
Evento Funcionário: Informar um evento do tipo Provento ou Desconto;
Evento Empresa: Informar um evento do tipo base de cálculo que corresponda ao valor de contribuição da empresa. Quando o evento do Funcionário for tipo Provento não fará sentido preencher o evento empresa. Somente terá sentido informá-lo quando o evento do funcionário for de Desconto e desejar demonstrar no contracheque do funcionário a base de cálculo (valor pago pela empresa);
Fórmula percentual do valor para Evento Funcionário: Esta formula deverá ser informada quando o evento do funcionário e o evento da empresa forem informados. O valor retornado pela fórmula será o percentual do benefício descontado no evento do funcionário. O restante do valor será demonstrado no evento da empresa.
Ex.: Fórmula retorna 30 30% do benefício será descontado do funcionário
70% do benefício a empresa irá subsidiar
Quando nenhuma fórmula é informada, todo o valor do benefício irá para o evento do funcionário mesmo que o benefício possua evento da empresa e do funcionário;
Benefício Extensivo a dependentes: Caso o benefício seja extensível a dependentes, a opção “Extensivo a dependentes” deverá ser marcada na Pasta Parâmetros de Cálculo.
Através de fórmulas é possível validar os dependentes que receberão o benefício e o percentual do valor benefício que o dependente receberá. O campo Fórmula Percentual do Valor Dependente tem o mesmo funcionamento do campo Fórmula percentual do valor para Evento Funcionário, porém o percentual incide sobre o benefício lançado para o dependente.
Observação: Todas as informações relacionadas aos benefícios do dependente são redirecionadas à folha do funcionário.
2. Vincular Benefício
No Assistente de Vinculação de Benefícios os benefícios deverão ser vinculados a uma Seção, Cargo/Função ou Funcionário/Dependente. Ao vincular o benefício o usuário terá a opção de marcá-lo como obrigatório, o que significa que o mesmo deverá ser lançado obrigatoriamente na folha do funcionário.
Acesse: RMVitae / Cadastros / Controle de Benefícios / Assistente de Vinculação de Benefícios.
3. Lançar Benefício para o Funcionário
No Assistente de Lançamento de Benefícios os benefícios serão lançados para o funcionário/dependente. Informações como valor e data de lançamento deverão ser informados. Os benefícios poderão ser lançados para a competência atual e competências futuras, lançamentos anteriores a competência atual não podem ser inseridos nem modificados.
O Assistente permite que o benefício seja lançado para vários períodos
Exemplo: 01/02/2010 a 01/11/2010 Valor=100,00
01/02/2011 a 01/11/2011 Valor= 110,00
Acesse: RMVitae / Cadastros / Controle de Benefícios / Assistente de Vinculação de Benefícios.
4. Cálculo de Benefícios
Neste processo os benefícios a serem lançados devem ser calculados para o funcionário. A Data Limite corresponde à data referência a ser verificada no lançamento do benefício, ou seja, se para a data limite informada não existir nenhum lançamento o benefício não será calculado.
Após a realização da rotina de cálculo, os valores dos eventos recuperados a partir dos lançamentos dos benefícios para os Funcionários selecionados poderão ser recalculados enquanto não forem lançados para o envelope através do Grupo de Eventos.
Observação: Somente benefícios monetários serão exibidos no cálculo de benefícios.
Acesse: RMLabore / Rotina / Cálculo de Benefícios do Funcionário.
5. Grupo de Evento
No Grupo de Evento a opção “Lançar Eventos da Integração com Outros Aplicativos” deve estar marcada, deve ser informado o comportamento: A (Adicionar), I (Ignorar) ou S (Substituir) e selecionado o(s) funcionário(s) cujo benefício foi calculado.
Na Pasta Integração com Outros Aplicativos o tipo de lançamento informado no cadastro do benefício – Pasta Parâmetros de Cálculo deverá ser igual para que o benefício seja lançado na folha do funcionário.
Acesse: RMLabore / Movimento / Folha de Pagamento / Lançamentos Automáticos / Grupo de Eventos.
Ao realizar o lançamento do evento os benefícios calculados para o funcionário serão lançados em sua folha com os respectivos eventos relacionados ao benefício.
Acesse: RMLabore / Cadastros / Funcionário / Envelope.
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