quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Como Fazer - Atualização de Saldo de FGTS

Produto: TOTVS Folha de Pagamento Versão: 11.20

Processo de Negocio: Administração de Pessoal

Processo do Sistema: Alterações Cadastrais

Subprocesso: Atualização de Saldo de FGTS

Introdução

A Caixa Econômica Federal calcula, mensalmente, a correção monetária do montante depositado na conta de FGTS do trabalhador. Esse processo é importante para que valores depositados há muito tempo não percam seu valor devido aos processos inflacionários que o país passou e vem passando.

Essas correções são muito importantes também para as empresas, pois, em poder dessas informações, podem fazer cálculos mais precisos de multas rescisórias, bem como a apuração de provisões contábeis.

Por outro lado, o acesso aos extratos de FGTS dos funcionários demanda bastante tempo de simulações feitas na Conectividade Social e esses extratos não possuem comunicação com os sistemas de folha de pagamento.

Dessa forma, o módulo de atualização do saldo de FGTS do TOTVS Folha de Pagamento da linha RM foi um módulo preparado para que os clientes possam, de forma paralela, executar os mesmos cálculos feitos pela CEF, deixando-os disponíveis para atender demandas internas que possam, por ventura, necessitar dessas informações.

Abaixo estão alguns passos para a correta execução da rotina de Atualização do Saldo de FGTS.

Procedimentos

1) Acessar o caminho RH FOLHA DE PAGAMENTO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL CADASTROS GLOBAIS MOEDAS E ÍNDICES e criar uma moeda/índice com o símbolo FGTS, conforme abaixo:

clip_image002

2) Acessar o caminho RH FOLHA DE PAGAMENTO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL CADASTROS GLOBAIS COTAÇÕES. Nesse serão informados, mensalmente, os fatores de atualização do saldo de FGTS. A cotação deverá ser criada observando-se as especificações abaixo:

clip_image004

Observação:

A data do índice deve ser sempre o primeiro dia da competência anterior a competência atual.

3) Na edição do cadastro dos funcionários, RH FOLHA DE PAGAMENTO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL FUNCIONÁRIOS ABA FGTS/SEFIP, inserir o último saldo de FGTS conhecido do funcionário (com a respectiva data):

clip_image006

4) Executar a atualização em RH FOLHA DE PAGAMENTO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL ALTERAÇÕES CADASTRAIS ATUALIZAÇÃO DO SALDO DE FGTS:

clip_image008

Ao final do processo, será discriminada uma tela contendo erros, avisos ou, no caso de sucesso, o log de cálculo da atualização, separada por funcionário:

clip_image010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RSS Reader