quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Como Fazer – Mapa de Risco

Produto: TOTVS Segurança e Saúde Ocupacional Versão: 11.20

Processo: Segurança do Trabalho

Subprocesso: Mapa de Risco

Introdução

Criado através da Portaria n° 05 em 17/08/92 tratando da obrigatoriedade, por parte de todas as empresas, da "representação gráfica dos riscos existentes nos diversos locais de trabalho", além de fazer parte da NR-09, o Mapa de Risco tem como objetivos:

  • Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa;
  • Possibilitar, durante a sua elaboração, a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção.

Através do TOTVS Segurança e Saúde Ocupacional, é possível gerar o Mapa de Risco de duas formas. Mas antes disso, devemos definir o grau e níveis de risco das seções:

a) Acesse PPRA/Níveis Mapa de Risco para definição do grau do risco:

clip_image002

b) Em seguida, é preciso criar o mapa. Acesse PPRA/Mapa de risco, crie o mapa e insira os níveis de risco às seções através do anexo ‘Níveis das Seções’:

clip_image004

c) Após criação do mapa, a geração do mapa já é possível, para isso execute o processo

‘Gerar Mapa de Risco’:

clip_image006

d) Agora vejamos como gerar o mapa.

1) Associando os Riscos, previamente cadastrados, à planta da Seção:

· No assistente de geração do mapa de risco, selecione o tipo de geração ‘Associar os riscos à planta da seção’, em seguida, clique em ‘Avançar’:

clip_image008

· No próximo passo, defina o tamanho dos ícones dos níveis dos riscos, em seguida, clique em ‘Avançar’:

clip_image010

· Através do ícone ‘Abrir’ localize o arquivo que contém a imagem da planta da seção, selecione o mesmo, em seguida, clique em ‘Avançar’:

clip_image012

Atenção! Através do ícone de webcam é possível capturar imagens e salvá-las através do ícone de Salvar.

· Conforme associações de riscos à seção, será apresentado o risco associado com seu respectivo grau. Para selecionar o risco e inserí-lo na planta, basta dar um duplo clique sobre ele. Clique no ícone que representa o risco e posicione-o sobre o local desejado na planta. Poderá adicionar Legenda ao mapa, para isso, clique no botão correspondente. Para excluir a legenda ou riscos, basta clicar com botão direito do mouse sobre os mesmos. Após distribuir os riscos na planta da seção, clique em ‘Avançar’:

clip_image014

· O próximo passo, será visualizar o mapa. Clique em ‘Avançar’ para que imagem visualizada seja salva, podendo ser visualizada novamente através do anexo ‘Relatório / Inserir Relatório’, localize o relatório RELMAPARISC-Visualizar Planta da Seção:

clip_image016

Atenção! Antes de inserir o relatório em anexo, é preciso importar o relatório ‘RELMAPARISC_SQL-Visualizar Planta da Seção.rrmx’ ou ‘RELMAPARISC_ORC-Visualizar Planta da Seção.rrmx’, disponível no book de relatórios do sistema.

2) Gerando o gráfico do Mapa de Risco.

· No assistente de geração do mapa de risco, selecione o tipo de geração ‘Gerar o Gráfico do Mapa de Risco’, em seguida, clique em ‘Avançar’:

clip_image018

· No próximo passo, defina filial, departamento, seção e nível de risco a serem impressos no gráfico, em seguida, clique em ‘Avançar’:

clip_image020

· O próximo passo, será visualizar o gráfico. Clique em ‘Salvar’ para que o gráfico seja salvo como imagem. Clique em ‘Avançar’ para que imagem visualizada seja salva, podendo ser visualizada novamente através do anexo ‘Gráficos / Inserir gráfico’, através da action ‘SmtMapaRiscoAction’:

clip_image022

Informações Adicionais

Siga as instruções do help para inserir gráficos e relatórios anexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RSS Reader