Produto: TOTVS Gestão Financeira Versão: 11.00 |
Processo: Integração Bancária |
Subprocesso: Cobrança Eletrônica |
Introdução
O processo “Cobrança Eletrônica” consiste na automatização da cobrança de títulos e baixa automática através da importação do arquivo de retorno com atualização sincronizada do saldo da conta caixa.
Desenvolvimento/Procedimento:
1. Ativar o recurso através do Assistente de implantação de processos / 02.02.04.01 Cobrança Eletrônica.
2. Verifique se o relatório referente ao banco a ser utilizado já está disponível no gerador de relatórios do sistema. Caso não esteja, será necessário à criação de um relatório seguindo as normas do layout bancário(manual fornecido pelo banco).
Observações:
1. Ao instalar o sistema, vários relatórios modelo serão copiados para o subdiretório (C:\totvs\CorporeRM\RMFluxus\Relatórios). Para utilizá-los, você deverá acessar o menu Relatórios Gerador e proceder a importação do mesmo.
2 - Inserir no “Tipo de Documento”Cadastros/Tipos de documento) a “Espécie de Cobrança” a ser utilizada de acordo com os códigos fornecidos pelo banco.
Exemplo:
De acordo com o manual FEBRABAN (Federação Brasileira das Associações de Bancos) versão 4.0 (Nota 25), se o tipo de documento for “Nota Fiscal”, a Espécie de Cobrança será 23, se o tipo for “Mensalidade Escolar”, a Espécie de Cobrança será 21.
3 – Cadastre o Banco e a Agência que receberão os arquivos de cobrança.
Na pasta Anexos do cadastro de Bancos, cadastre a Agencia e informe corretamente os dados para importação do retorno de Cobrança.
4. Cadastre a Conta Corrente que foi aberta para a Cobrança Eletrônica.
Na pasta “Adicionais”, preencha os dados conforme instruções do banco/manual.
5. Através da Conta Caixa, pasta Integração bancária, relacione o banco, agência e a conta corrente.
6. Selecione apenas os lançamentos a serem remetidos para cobrança.
Indicando a conta caixa(configurada conforme itens acima) nesses lançamentos(pode ser por alteração global), a pasta integração bancária será preenchida automaticamente. Dado essencial para o arquivo de remessa.
7. Avalie a necessidade de gerar o nosso numero e o código de barras(de acordo com a carteira) e se necessário, proceda conforme os recursos do sistema (edição do lançamento, ícone especifico).
Duvidas, por favor consulte o help.
8. Gerar a remessa: Utilitários / Integração bancária.
Use o help em caso de duvidas.
09. Salve o arquivo de Remessa e o envie para o banco. O banco deverá validar esse arquivo e se for identificada alguma irregularidade você deverá ajustá-la até que o arquivo seja gerado com a aprovação do Banco, para então entrar em produção.
10. Normalmente o banco disponibiliza um arquivo contendo apenas informações de “Entrada e processamento do títulos”. Ao importá-lo não produzirá baixas, apenas atualizará o status CNAB do título.
Assim que ocorre a quitação dos títulos pelos clientes, o banco disponibilizará o arquivo contendo dados necessários para baixa. Esse arquivo é que se importado produzirá baixas. Você deve verificar o arquivo e conferir com o manual(retorno).
Observe as situações citadas e assim que o banco disponibilizar os arquivo, proceda a importação do mesmo, através do menu: Utilitários/Integração bancária.
DICAS:
1. RM Fluxus não imprime código de barras nos boletos. Nesse caso, é possível imprimi-lo através de software oferecido pelo Banco, a partir do arquivo de remessa.
Caso o boleto já contenha o código de barras (semi-impresso), a impressão dos mesmos poderá ser processada via sistema através da função "imprimir documentos" na tela de manutenção de lançamentos.
2. Em se tratando de cobrança CNAB240, é através da carteira que o banco identifica se a cobrança é registrada ou não.
3. Para cobrança registrada(definida através da carteira), o identificador do registro para a baixa é a “coligada + referência do lançamento”. Esses dados têm que constar no arquivo de remessa e de retorno.
Para cobrança sem registro(também definida através da carteira), o identificador do registro para a baixa é o “nosso numero”. Esse dado terá que constar no arquivo de remessa e de retorno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário