sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Como Fazer – Educacional X Gestão de Relacionamentos com Clientes

 

Produto: TOTVS Educacional                                                                                                        Versão: 11.10

Processo: Integração TOTVS Gestão de Relacionamentos de Clientes  x TOTVS Educacional

Subprocesso: Solicitação de Atendimento do aluno.

 jabber_original Como fazer…

  Acesse: TOTVS Gestão de Relacionamentos de Clientes e selecione Cadastros / Atendimentos / Tipos de atendimentos.

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nav-prefs Crie um novo tipo de atendimento e associe o serviço (Serviços Educacionais (RM Classis Net)) no serviço do tipo de atendimento.
Caso este serviço não apareça para vinculação, deve-se rodar um script na base de dados para criação do mesmo:

INSERT INTO HSERVICODOTIPOATENDIMENTO VALUES (10,'Serviços Educacionais (RM Classis Net)', 'CN', 'RM.Edu.ServicosCRMEB')

O tipo de atendimento deve ter um prazo inicial e final.

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nav-prefs Para o tipo de atendimento, deve-se definir um local de entrega. Veja esse anexo, nele informa-se: Código da filial, Localidade e Descrição do local.

nav-prefs Ainda no cadastro do Tipo de Atendimento é necessário definir uma etapa para o atendimento.

Veja no anexo Etapa, caso esta etapa seja a primeira, no ato da solicitação via portal é obrigatório marcar que esta é a primeira etapa de um possível fluxo.

Deve haver um cadastro para cada etapa do atendimento, e para cada etapa, podem-se definir as ações do atendimento, campos obrigatórios, etc.

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nav-prefs No cadastro do tipo de atendimento Anexo Fluxo de etapas, defini-se um fluxo para as etapas criadas anteriormente. (Qual é a primeira, a segunda e assim por diante).

Neste caso, define-se a Primeira etapa como Abertura de Atendimento e a próxima etapa como Fechamento do Atendimento.

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nav-prefs Para os tipos de Atendimento podem ser definidos parâmetros a serem utilizados nas solicitações via Portal ou TOTVS Gestão de Relacionamentos de Clientes.

Os parâmetros são cadastrados em Cadastros / Atendimentos / Parâmetros.

Para definir quais os parâmetros deseja usar nos atendimentos, dentro do tipo de atendimento em Anexo / Parâmetro do tipo de atendimento pode-se vincular o mesmo ao tipo de atendimento.

nav-prefs Para que um Tipo de Atendimento esteja disponível no Educacional e no Portal é necessário que haja um Grupo definido para o tipo de atendimento. O cadastro é feito em Cadastros / Atendimentos / Grupo de atendimento.

Neste caminho, faz-se um vínculo entre o tipo de atendimento e o grupo a ser utilizado.

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nav-prefs Para que um tipo de atendimento esteja disponível no Portal para um determinado aluno, é necessário verificar se o perfil associado a ele possui liberação ao atendimento em questão.

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Se o Tipo de atendimento não estiver marcado, o mesmo não será apresentado no portal para que seja efetuada a solicitação.

Acesse: TOTVS Educacional

nav-prefs No TOTVS Educacional deve haver uma configuração no tipo de atendimento vinculando-o a algum serviço cadastrado. A configuração é feita no caminho: Secretaria / Integração CRM / Configurações.

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Clique em Novo e vincule o tipo de atendimento criado anteriormente no TOTVS Gestão de Relacionamentos de Clientes ao tipo de serviço.

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nav-prefs Para Geração de serviço extra, o parâmetro ‘Inserir serviço extra e gerar lançamento ao abrir atendimento’, deve estar marcado.Nos parâmetros do Sistema em: Opções / Parâmetros / TOTVS Educacional / integração / Atendimento, deve haver um atendente responsável para abertura de atendimentos.

A data de vencimento pode ser definida de três formas:

1. Vencimento definido para o Período Letivo, para atendimentos solicitados até a data cadastrada. Pode-se definir também a parcela que será gerada com o serviço extra para o aluno solicitante.

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2. Vencimento calculado automaticamente a partir da data de solicitação, com o número de dias indicados pelo usuário: o parâmetro ‘Calcular automaticamente a data de vencimento da parcela’ deve ser selecionado, e o número de dias deve ser preenchido abaixo.

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3. Para contratos de Vencimento Fixo, tal data pode ser preservada independente da definição escolhida – que continua a valer para os demais contratos: basta marcar o parâmetro ‘Utilizar a data de vencimento de contratos com dia fixo’.


Gerando solicitação pelo Portal:

Acesse: TOTVS RM PORTAL

nav-prefs Efetue o login no portal. Entre no Educacional. Selecione o contexto do aluno.

nav-prefs Entre no menu Solicitação - Grupo de Atendimento.

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nav-prefs Selecione o Tipo de Atendimento.

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nav-prefs Verifique os dados da solicitação, clique em SOLICITAR.

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Após estes passos, um lançamento extra deve ser gerado no respectivo contrato do aluno.

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Gerando solicitação pelo Executável

Acesse: TOTVS Educacional através do menu:

Secretaria/Integração CRM/ Solicitações de atendimentos.

Ou pela Nova MDI Atividades Acadêmicas/Solicitações de atendimentos.

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nav-prefs Através do executável, o usuário pode solicitar um atendimento de forma semelhante ao portal, porém com mais possibilidades

Pode-se criar um atendimento para um aluno sem que ele tenha matrícula no Período letivo, utilizando apenas os dados do contrato para atendimentos que gerem cobrança.

nav-prefs Sendo um tipo de atendimento parametrizado para ‘Inserir serviço extra e gerar lançamento ao abrir atendimento’, é possível escolher o número da parcela e cota no qual se deseja incluir um serviço extra para o aluno, além de alterar o valor do serviço, a data de vencimento e o tipo da parcela - bastando que o usuário possua permissão para ‘alterar dados financeiros da solicitação de atendimentos’.

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Permissão do usuário educacional:

Parametrização no perfil dos usuários do Educacional em: Cadastros / Segurança / Perfis / Anexo Parâmetros Educacionais.

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Ao final do processo, será gerado um atendimento na Integração TOTVS Gestão de Relacionamentos de Clientes (RM Agilis), de acordo com a configuração escolhida.

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