Produto: TOTVS Gestão Patrimonial Versão: 11.00 |
Processo: Integração com o RM Nucleus |
Subprocesso: Inclusão de Bens |
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Introdução
Este módulo permite realizar a integração dos bens cadastrados no RM NUCLEUS com o RM BONUM. |
Pré-requisitos: Para que o processo de integração seja executado corretamente, no TOTVS Gestão de Estoques, Compras e Faturamento (RM Nucleus), algumas informações devem estar previamente parametrizadas: - Nos parâmetros do Tipo de Movimento utilizado nas aquisições de Ativo Imobilizado, os campos da Etapa – Patrimônio, devem está corretamente preenchidos. - No Cadastro do Produto verificar o preenchimento dos campos: Grupo de Contas e o Grupo de Bens como mostra a imagem abaixo:
Desenvolvimento/Procedimento
Para realizar a integração do BONUM com o NUCLEUS, acessar o menu Utilitários/Integrações de Sistemas/ Integração com o RM Nucleus. - Primeiramente será apresentada a tela abaixo de Opções de Seleção:
Nesta aba serão definidas quais informações servirão como filtro para processo de integração, tais como, Data Inicial e Final da Nota. Ou seja, o intervalo de data das notas, ou uma data apenas se preferir, neste ultimo caso repetir a data nos dois campos. O Número Inicial e Final da Nota. Ou seja, intervalo de notas ou com uma nota apenas se preferir, no ultimo caso repetir a nota nos dois campos. O sistema permite também selecionar Filiais, cujos dados serão apresentados. O Fornecedor que deseja buscar as informações e o Tipo de Movimento que permite determinar apenas os tipos de movimentos que são referentes à integração do RM Nucleus com o RM Bonum. - Na segunda aba do processo de integração como RM Nucleus são definidas as Opções de Integração de acordo com a necessidade de cada empresa. Como: Incluir bem mantendo as quantidades informadas no Item do movimento Ativando esta opção ao realizar a integração com o RM Nucleus o sistema manterá os bens agrupados, realizando apenas um único cadastro para o bem no RM Bonum. Os bens gerados no RM Bonum terão a quantidade exatamente igual à quantidade informada para o item na nota fiscal. Emitir mensagem a cada nota do modo de inclusão dos bens Esta opção permite que você faça a integração de parte dos bens utilizando a opção acima e outra parte sem utilizar. Para isto marque esta opção e ao fazer a integração o sistema te perguntará a cada nota, se você quer alterar o modo de integração escolhido no item anterior a este. Gerar código do bem e do patrimônio automaticamente Marcando esta opção o sistema irá gerar o código de patrimônio e o código do bem automaticamente respeitando sempre o grupo Default cadastrado no Grupo de Contas do bem, caso contrário você deverá informar um código de patrimônio e um código de bem para todos os bens que forem integrados. Neste último caso, o sistema abrirá uma janela com dois campos para você informar os códigos onde você verá as iniciais do grupo a que o bem pertence. Considera a falta do grupo de contas como erro Esta opção funciona como uma segurança para você realizar sua integração sem erros. Ao marcá-la o sistema irá conferir se todos os produtos da nota fiscal que você está integrando estão com seus grupos de contas cadastrados. Não integrar bem com o valor mínimo exigido por lei(394,13 UFIR’s) Habilitando esta opção, os bens que se enquadram neste valor, serão descartados do processo de integração. Gerar o código do bem a partir do grupo de bens definido no produto Com esta opção o RM Bonum vai pegar o default de Grupo de bens direto do Cadastro/ Produto/ Outros Dados(Nucleus) e não mais o default informado em "Cadastros Grupo de Contas Contábeis" do RM Bonum. - Na terceira aba serão informados os tipos de campos, para data, valor e descrição do bem. Tipo de data: pode ser de acordo com a data de emissão da nota ou a data de saída da nota. Tipo de valor: pode ser definido pelo preço unitário, valor unitário, valor financeiro ou pela fórmula valor. Descrição do bem: poderá ser definida de acordo com o Nome Fantasia do Produto, pela Descrição do Produto, Histórico do Item, Nome Fantasia do Produto + Histórico do Item ou pela Descrição do Produto + Histórico do Item. - Na ultima aba, serão informados outros dados necessário para o processo de integração: Trazer o centro de custo do item de movimento para o bem Para que estes dados sejam trazidos o Tipo de Movimento no RM Nucleus deve ser parametrizado da seguinte forma. Em OPÇÕES/ PARÂMETROS/ TIPOS DE MOVIMENTO, na pasta TABELA, no campo EDITAR CENTRO DE CUSTO, escolha a opção EDITA. Logo em baixo informe um Centro de Custo Default, que será usado em todos os bens integrados, ou marque a opção COPIAR DO MOVIMENTO. Trazer o tipo do documento para o bem Obs.: Para que estes dados sejam trazidos o Tipo de Movimento no RM Nucleus deve ser parametrizado da seguinte forma. Em OPÇÕES/ PARÂMETROS/ TIPOS DE MOVIMENTO, na pasta IDENTIFICAÇÃO, na subpasta DADOS FISCAIS, no campo ESCRITURAÇÃO FISCAL / CÓD. DOC. FISCAL - informe o n.º do código do modelo do documento fiscal que você desejará utilizar na integração. O código que você escolher estará amarrado a um código de documento fiscal que será utilizado no campo tipo de documento do cadastro de bens do RM Bonum. Trazer o rateio do centro de custo do item de movimento para o rateio gerencial Ao marcar esta opção, o sistema irá trazer a conta gerencial amarrada ao centro de custo do item de movimento, que está no RM Nucleus, para a pasta de Contas, no campo Rateio Gerencial, no cadastro do bem do RM Bonum. Adicionar histórico do item no campo observação do bem Se a habilitado o valor do campo histórico do movimento será copiado para campo observação do bem. Trazer o departamento do item de movimento para o bem Ao marcar esta opção, o sistema irá trazer o departamento do item de movimento, que está no RM Nucleus, sendo inserido no campo departamento do bem. |
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