O ERP TOTVS - Linha RM integra a cada versão novas rotinas, funções e a implementação de novas tecnologias para possibilitar maior acessibilidade ao sistema. Nosso ERP está com o passar do tempo ficando cada vez mais robusto, devido às operações complexas que um ERP deve suportar.
Diante deste cenário, nosso aplicativo trabalha com rotinas orientadas a serviços (SOA). Esta arquitetura nos possibilita configurar o ERP para trabalhar em um Ambiente 3 Camadas, que é a disponibilização de um ou mais Servidores de Aplicação responsáveis apenas pelo Processamento de Dados.
Comunicação via REMOTING
O tráfego destas informações deve ser realizado de uma maneira rápida e segura. Em versões anteriores à 11.20, a comunicação entre o Desktop RM e o Servidor de Aplicação é realizada por uma tecnologia denominada Remoting, que foi lançada no Pacote do Framework Microsoft .NET 1.0. Porém, esta tecnologia não recebe evoluções desde a versão 1.1.
Em sucessão ao Remoting e outras tecnologias utilizadas, foi lançado o WCF na versão 3.0 do Framework Microsoft .NET. Essa nova tecnologia foi otimizada na versão 4.0.
O WCF é a união de todas as funcionalidades do Remoting e das demais tecnologias em uma única plataforma que segue um modelo unificado de programação, simples de usar e que possibilita uma maior facilidade de integração entre aplicações, seja em um mesmo desktop, em uma rede ou pela internet.
A comunicação pelo WCF é realizada pelo protocolo SOAP. Isso torna o ERP compatível com os diversos outros sistemas que utilizam este padrão, facilitando assim a integração entre sistemas.
Comunicação via WCF
Uma aplicação WCF pode se comunicar com uma aplicação não WCF, utilizando para o tráfego de informações pela rede o protocolo SOAP tradicional com o uso do XML.
Quando duas aplicações que utilizam WCF se comunicam, o protocolo utilizado também é o SOAP. Contudo, neste caso é utilizado um formato Binário otimizado que reduz a quantidade de informações desnecessárias transitadas pela rede.
Conheça as principais vantagens na utilização do WCF.
- Melhora o desempenho do ERP.
- Melhora a forma como as soluções comunicam entre si.
- Melhora a produtividade, visto que é possível comunicar-se estando em plataformas ou sistemas operacionais diferentes.
- Os serviços WCF fornecem maior confiabilidade e segurança em relação às tecnologias anteriores.
- O WCF é interoperável com outros serviços, quando comparado ao Remoting, onde o Desktop e o Cliente necessitam ser .NET. Esta vantagem abre portas para a construção de aplicações paralelas ao ERP em outras tecnologias, agregando assim mais valor à ferramenta.
- Melhora o tráfego de informações pela rede, a fim de diminuir informações desnecessárias.
- Flexibiliza e aumenta as possibilidades de interação dos serviços com outros sistemas.
- Torna mais fácil o desenvolvimento de aplicativos distribuídos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário