quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Como Fazer – TOTVS Gestão Contábil - Processo de Renumeração de Documentos

Produto: TOTVS Gestão Contábil                                                                                       Versão: 11.20

Processo: Renumeração de Documentos – Novo Modelo Backoffice

Subprocesso:

 

Introdução

O processo de renumeração de documentos permite alterar o número dos documentos existentes nas partidas contábeis a partir das opções de renumerações existentes na tela do processo. Serão renumerados os documentos das partidas que estiverem dentro das condições informadas nos filtros existentes no processo.

 

Desenvolvimento/Procedimento

Citaremos os passos para realização de Renumeração de Documentos no Totvs Gestão Contábil .

 

  1. Para realizar o processo de Renumeração de Documentos, deve-se acessar o menu “Lançamentos / Renumeração de Documentos”.

 

  • Na tela inicial do processo, citaremos alguns parâmetros necessários para a execução do processo.

 

  • Inicialmente estaremos informando o lote e a filial. É obrigatório informar um lote contábil para a execução do processo. Caso a filial não seja informada, o sistema irá considerar todos os lançamentos da base.

 

  • Depois estaremos informando o período e a faixa dos lançamentos que terão a numeração dos documentos alterados por este processo.

 

  • Após estas informações, estaremos informando as opções de renumeração. Podemos selecionar as seguintes opções:

o Documento = Id do lançamento: Esta opção permite que o número do documento das partidas seja preenchido com o respectivo id do lançamento contábil.

o Documento = Id da Partida: Esta opção permite que o número do documento das partidas seja preenchido com o respectivo id da partida.

o Reinicia renumeração a cada mês (mês a mês): Esta opção permite que a numeração dos documentos das partidas dos lançamentos sejam realizadas mensalmente, reiniciando a numeração a cada mudança de mês. Desta forma não haverá continuidade da numeração de um mês para o outro.

o Reinicia renumeração a cada dia (dia a dia): Esta opção permite que a numeração dos documentos das partidas dos lançamentos sejam realizadas diariamente, reiniciando a numeração a cada mudança de dia. Desta forma não haverá continuidade da numeração de um dia para o outro.

o Renumera por ordem de Data: Esta opção permite que os documentos das partidas dos lançamentos sejam renumerados seqüencialmente por ordem de data. Desta forma a numeração será contínua entre os lançamentos selecionados.

o Preencher com zeros à esquerda sem alterar o número do documento: Com esta opção marcada, o sistema irá completar com zeros à esquerda os números dos documentos existentes, até preencher todo o campo conforme tamanho informado nos parâmetros do sistema, entretanto, sem alterar o seu valor original, apenas completando com zeros o espaço restante

o Documento = Lote de Origem: Ao ativar esta opção os documentos serão renumerados com o mesmo número do código do lote de origem dos lançamentos.

 

  • Desta forma ao clicar no botão “Executar” a numeração dos documentos das partidas serão alterados conforme os filtros que foram definidos.

 

Informações Adicionais

 

Ao escolher uma das opções “Reinicia renumeração a cada mês (mês a mês)”, "Reinicia renumeração a cada dia (dia a dia)" ou “Renumera por ordem de Data” deve-se informar o Documento Inicial a ser considerado pelo sistema para realizar a renumeração.

Preencher com zeros à esquerda sem alterar o número do documento: Como o sistema não altera o valor original do Documento, se o campo Documento estiver vazio, após rodar esta rotina com esta opção marcada, o campo Documento permanecerá vazio.

Documento = Lote de Origem: Caso o lote esteja bloqueado com um usuário, o processo de renumeração dos documentos não será executado enquanto o mesmo não for liberado.

Preencher com zeros à esquerda: Esta opção pode se utilizada juntamente com as outras opções de renumeração. Desta forma, além de renumerar conforme a opção desejada, os números dos documentos dos lançamentos selecionados serão preenchidos com zeros à esquerda, até preencher todo o campo conforme tamanho informado nos parâmetros do sistema (opção: Tamanho do Documento). Esta opção somente ficará disponível quando o parâmetro do sistema “Preenchimento com zeros à esquerda” estiver desmarcado.

 

Dúvidas sobre algum campo do processo consulte o help utilizando a tecla F1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RSS Reader